A Escola Municipal Eugênia Scharlé, no bairro Vila Tanque, em João Monlevade, inaugurou na manhã do último sábado (10), sua nova biblioteca. A cerimônia foi marcada por emoção, arte e reconhecimento.

O espaço foi batizado com o nome de Maria das Dores Nepomuceno Leite, a “Dona Petiche”, ex-diretora da instituição e figura histórica na educação local.

O evento contou com a presença de alunos, familiares, professores, funcionários, autoridades e convidados. Apresentações artísticas feitas pelos estudantes encantaram o público, e sorteios de brindes celebraram o Dia das Mães, proporcionando momentos de integração entre a comunidade escolar.

Conforme apurado, a biblioteca passou por um processo completo de revitalização, que incluiu pintura, aquisição de novos móveis e livros, além de uma decoração interativa que estimula o universo da leitura e da imaginação infantil.

A escolha do nome foi resultado de uma consulta democrática envolvendo toda a comunidade escolar. Dona Petiche, como era carinhosamente conhecida, dirigiu a escola em anos anteriores e é lembrada por sua dedicação e amor à educação. Seus familiares compareceram à inauguração e se emocionaram com a homenagem. As filhas da homenageada, as professoras Nícia e Trindade, agradeceram em nome da família. “É um momento muito especial para nós. Com certeza, nossa mãe está muito feliz com essa honraria”, disseram.

A atual diretora da escola, Lúcia Aparecida Silva, e a vice-diretora, Jesilene Aparecida Silva Miranda, destacaram o caráter simbólico da homenagem. “Essa foi uma homenagem democrática e justa a alguém que sempre lutou pela educação”, afirmaram. Elas também agradeceram o envolvimento de todos na realização do evento. “A presença de cada um tornou este momento ainda mais especial. Que esta biblioteca seja um espaço de descoberta, aprendizado e inspiração para nossos alunos”, completaram.