Nesta semana, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu, na reunião de quarta-feira (24), o Título de Cidadania Honorária do Município a Lenean Costa Rocha. A proposição é do vereador Vanderlei Miranda (Podemos) aprovada por unanimidade.
De acordo com o autor, o título é um reconhecimento do povo monlevadense, pelos relevantes serviços sociais em prol da coletividade, desenvolvido por Leneam. O homenageado nasceu em Brasília em 1974 e chegou a João Monlevade em janeiro de 1999.
De acordo com a justificativa, Desde muito novo, o homenageado enfrentou desafios, após receber diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal (AME) aos 12 anos. Apesar das dificuldades impostas pela doença, Lenean construiu uma carreira notável como representante comercial, destacando-se pelo seu talento e dedicação. Ele é casado com Lídia de Paiva e pai do jovem Pedro Henrique.
Em discurso, Leneam compartilhou sua história de superação e dedicação e agradeceu a Casa pelo título de cidadania honorária. “Estou feliz em receber esta homenagem desta cidade que tão bem me recebeu. Agradeço ao Vanderlei pela indicação e todos os vereadores que votaram favorável”, destacou
Projetos
Conforme a Câmara, Lenean é um exemplo de compromisso com a comunidade e membro ativo da Associação de Cooperação e Integração da Pessoa com Deficiência de João Monlevade e Região (ACINPODE). Na sessão, ele anunciou um novo projeto de acessibilidade no município. “Quero iniciar um projeto na cidade, denominado “Ação sobre Rodas”. A iniciativa busca reunir voluntários para promover a solução para os problemas da falta de acessibilidade em alguns pontos no município”, anunciou.
Reconhecimento
O autor da resolução, Vanderlei Miranda, parabenizou o homenageado e reconheceu a trajetória de Leneam. “Ele tem promovido ações, ajudado a mudar vidas e a construir histórias. Ele é um exemplo de garra, determinação e de vontade de vencer. Esta é uma justa homenagem pela sua historia com a nossa cidade”, destacou.
Por fim, o presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), também parabenizou o homenageado. “Ao falarmos do Lenean somos lembrados de que a verdadeira grandeza não reside na ausência de desafios, mas sim na capacidade de superá-los com coragem, determinação e amor ao próximo. A história de Lenean é um testemunho vivo de resiliência, dedicação e compromisso com a comunidade”.