O atual prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), declarou nesta semana ter uma história pessoal com o Papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21) aos 88 anos. À época da Jornada Mundial da Juventude de 2013, ele era diretor de Marketing e Sustentabilidade da Fiat e foi responsável por fornecer o carro usado pelo Papa durante sua passagem pelo Brasil, a primeira viagem internacional do Santo Padre depois de sua eleição, em março daquele ano. O papa pediu um carro simples e Marco Antônio sugeriu um Fiat Idea.
O prefeito relembra que uma das imagens mais marcantes daquele evento foi justamente quando o carro foi cercado por fiéis no Rio de Janeiro. Francisco, com sua habitual simplicidade, abaixou o vidro e saudou a multidão. O veículo, com marcas desse encontro, foi preservado e deve integrar o acervo de um futuro museu da Fiat.
Além do momento simbólico, o então executivo e sua esposa Raquell participaram de uma Missa com o Papa e foram os únicos leigos presentes. Francisco abençoou a gestação de seu primeiro filho, José Gabriel, e, anos depois, reencontraram-se em Assunção, no Paraguai, onde receberam outra bênção. Desta vez para o João Francisco, que nasceria meses depois. Raquell disse que o filho levaria o nome de dois pontífices. Em tom bem-humorado, o Papa comentou: “só não deixe que ele se torne papa”. Em postagem nas redes sociais, o prefeito de Itabira descreve Francisco como uma de suas maiores inspirações: “Cada contato com ele foi especial. Lições que levarei comigo para o resto da vida”.