A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo apresentou, na última semana, no plenário da Câmara Municipal, o Relatório do 3º Quadrimestre de 2024 (RDQA). O documento detalha o monitoramento das ações e despesas do Fundo Municipal de Saúde ao longo dos últimos quatro meses e evidencia a ampla cobertura dos serviços prestados à população.

O Pronto Atendimento, segundo informado, contabilizou 39.788 atendimentos médicos. Na Atenção Primária, o destaque foi o volume de 90.679 visitas domiciliares realizadas em todo o território municipal. Conforme a administração são-gonçalense, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) cobrem integralmente o município.

Além dos atendimentos, informa a Prefeitura, diversas iniciativas voltadas à prevenção e promoção da saúde foram realizadas. Entre elas, a Carreta Oftalmológica, ações educativas sobre o câncer bucal, atendimentos odontológicos não invasivos em todas as escolas municipais, contação de histórias com temas de saúde bucal para crianças, mutirões de combate à dengue, campanhas de multivacinação e o Vacimóvel, que ampliou o acesso à imunização.

Apresentação

O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução de ações e deve ser apresentado pelo gestor da saúde na Câmara Municipal. Cinco vereadores estiveram presentes acompanhando a apresentação: Edirlei Júnior, o Juninho de Edirlei (PDT); Marcio Raimundo, o Marcinho do Bamba (Avante); o presidente Marlon Túlio Pessoa (Avante); Maria de Lourdes, a Lurdinha Guedes (PSB) e Rafael Neves, o Tcheco (PDT).