A Fundação ArcelorMittal apresentou, na quarta-feira (17), o Conexão ArcelorMittal, evento com resultados das diversas ações promovidas em Bela Vista de Minas e em João Monlevade no ano de 2023. As ações são fruto de projetos voltados para cultura, educação e esporte, impactando mais de 21 mil pessoas.
Conforme apresentado, em João Monlevade, a Fundação ArcelorMittal relizou os projetos: Acordes, Arte de Bordar, Fábrica de Grafitti, Mostra de Diversidade e Oficinas de Captação de Recursos na área cultural. Um destaque promovido é o Diversão em Cena, o maior programa de formação de público para teatro infantil do país, que encantou cerca de 7 mil espectadores com espetáculos gratuitos em Monlevade. Já em Bela Vista de Minas, o Diversão em Cena e o Rua de Brincar foram acompanhados por cerca de 1,5 mil pessoas.
Esporte
Por meio das Leis de Incentivo, a Fundação ArcelorMittal se destaca como a segunda maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e atualmente está entre as cinco maiores do Brasil, gerando oportunidades de inclusão e desenvolvimento. Com os projetos de Formação de Atletas (vôlei), futebol de rua e handebol, a Fundação proporcionou atividades esportivas para mais de 300 pessoas em João Monlevade, promovendo iniciativas dedicadas à inclusão de crianças e adolescentes.
Além disso, 1,5 mil pessoas participaram da Corrida e Caminhada Ecológica, realizada em agosto de 2023. Em Bela Vista de Minas, os projetos esportivos Futebol de Rua e Esporte Cidadão atenderam 194 crianças. “Este ano, a Usina de Monlevade completa 89 anos e durante todo esse tempo manter a unidade produzindo tem sido um diferencial, pois traz muitos benefícios para a cidade. E essa tem sido a forma que buscamos trabalhar, através de parcerias, principalmente com o Poder Público local, respeitando os papéis e responsabilidade de cada um”, disse Fabiano Cristeli, diretor da unidade de negócio de Monlevade.
“Em 2023 pudemos contribuir de forma significativa para a formação esportiva, cultural e cidadã das crianças e adolescentes de Bela Vista de Minas. Reforçamos nosso compromisso com o município de estarmos cada vez mais presentes junto à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento por meio de nossos projetos sociais e diálogo aberto e transparente”, explica Marcos Geraldo Simoni, gerente geral da ArcelorMittal Mina do Andrade.
Educação
Na área da educação, João Monlevade foi beneficiada com ações da Liga STEAM, uma estratégia que visa contribuir para os desafios atuais da educação e para o desenvolvimento do país. Cerca de 400 educadores da rede pública municipal deram continuidade ao projeto de Formação de Educadores. Além disso, foram anunciadas inovações e melhorias, como a implantação, em 2024, de um laboratório de robótica Lego, equipado com impressão 3D e equipamentos de informática. No último ano, todo o esforço das iniciativas foi reconhecido com a premiação nacional para projetos da Liga STEAM relacionados à sustentabilidade. Bela Vista de Minas teve a participação de 34 pessoas no Prêmio da Liga STEAM. Já no Projeto VAI e no Projeto de Robótica, ambos da Formação de Educadores, contaram com a presença de 177 pessoas.
Filantropia
A Fundação ArcelorMittal também se envolve em atividades filantrópicas nas cidades. Em 2023, o programa Cidadãos do Amanhã mobilizou empregados, familiares, clientes, fornecedores e membros da comunidade para destinarem parte do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os recursos arrecadados financiaram projetos de proteção aos jovens em situação de vulnerabilidade social, além de ações de orientação e apoio sociofamiliar. Além do Fundo da Infância e Adolescência, também foram direcionados recursos para o Fundo do Idoso. Em Bela Vista de Minas, ao longo do último ano, o programa Ver e Viver realizou 119 triagens, 22 consultas e entregou 12 óculos.
“Os resultados de 2023 da Fundação apontam o impacto positivo e significativo que conseguimos concretizar, expandimos nosso alcance, promovemos oportunidades e chegamos a novos territórios. Nos sentimos orgulhosos e gratos por essa jornada, trilhada com inúmeros parceiros, estamos prontos para irmos ainda mais longe”, afirma Adriana do Carmo, gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal.
Números da Fundação ArcelorMittal pelo Brasil em 2023:
● Um total de R$51 milhões investidos;
● 60 comunidades atendidas;
● Mais de 4,5 milhões de pessoas envolvidos em eventos e ações das parcerias estratégicas;
● Liga STEAM se firmou como um dos maiores programas de formação no assunto do Brasil;
● 14 modalidades esportivas promovidas;
● O Diversão em Cena teve 496 apresentações no ano, em 60 territórios, alcançando um público de 119 mil pessoas.
Sobre a Fundação
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais acessando o QR Code.