O vereador Belmar Diniz (PT) decidiu que permanecerá na Câmara Municipal de João Monlevade. Convidado para assumir a Secretaria de Educação, após reflexões, ele declinou e decidiu permanecer no Legislativo.

Ao A Notícia, Diniz afirmou que se reuniu na noite de ontem (20) com o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), e após refletir com família, conversar com eleitores e avaliar sua trajetória legislativa, decidiu permanecer na Câmara Municipal.

Belmar afirmou que, durante o encontro, agradeceu à confiança de Laércio, e disse que se reuniu com o chefe do Executivo porque precisava dar posicionamento ao prefeito. Ele argumentou que pode contribuir com governo na Câmara, mantendo sua atuação na Saúde e na defesa dos direitos dos animais, e reforçando seu empenho na Educação, dentre outras pautas, como líder do Governo.

Ele ainda teceu elogios ao secretário interino de Educação, Fabrício Brandão, classificando-o como “um excelente nome”. Na reunião de quarta-feira (19) ele já havia elogiado Brandão na tribuna. Conforme Belmar disse ao A Notícia, grandes projetos executados pela Secretaria são criação de Fabrício que já chefiou a pasta. Dentre outros, o projeto Bebê a Bordo.

Belmar Diniz reforçou que está à disposição do governo para somar e defender suas pautas, estando muito calmo e afirmando que tomou a decisão de forma consciente e em respeito a seu eleitorado.

Costuras políticas

Com isso, cai por terra o acordo que levaria o ex-vice-prefeito e ex-vereador Gentil Bicalho (PT) ao Legislativo.  Conforme já noticiado, se Belmar deixasse o Legislativo, seria convocado o primeiro suplente dele nas eleições, o ex-prefeito e ex-vereador Gustavo Prandini (PCdoB). No entanto, ele não ficaria na Câmara. O ex-vereador, que não foi reeleito, poderia ser convidado para integrar o governo. Assim, o caminho ficaria aberto para o também ex-vereador Gentil Bicalho (PT) chegar ao Legislativo, o que seria o intento do governo.

A Prandini teria sido oferecida a Secretaria de Esportes, mas ele teria negado, de olho na pasta de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, esta Secretaria é dirigida interinamente por Samuel Domingos da Silva.

A especulação sobre a ida de Belmar ao secretariado vinha desde o fim de dezembro, quando o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), sinalizou essa possibilidade. Com a decisão de Belmar, essa costura política não se concretiza.