![](https://anoticiaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/01/coxia-site-150x150.jpg)
Legislativo
O ano começou para os vereadores novatos e veteranos. A primeira reunião já mostrou que essa Câmara será bem diferente da anterior e promete fortes emoções, debates acalorados e, sobretudo, a formação de um novo bloco de oposição. Vamos acompanhar. A Câmara Municipal está renovada em 48%.
Fica
O vereador Vanderlei Miranda (Podemos) anunciou nessa quarta-feira (5) que não assumirá nenhuma secretaria na Prefeitura de João Monlevade e que fica na Câmara. Em dezembro, seu nome chegou a ser cogitado para comandar uma das pastas no núcleo administrativo do governo Laércio Ribeiro (PT). No entanto, a negociação não avançou. A permanência de Vanderlei na Câmara evita um episódio de desgaste, o que a gestão sofre com a prolongada indefinição sobre o destino de Belmar Diniz (PT).
Desenvolvimento Econômico
Uma das áreas mais estratégicas para qualquer município que quer prosperar é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Quais serão os projetos da pasta para fomentar a economia do município? Além do nome que assumirá o comando do setor ainda não estar definido, o que Monlevade pode esperar da recém-criada secretaria?
Desafio
Ainda mais agora, com o anúncio de cancelamento da expansão da Usina. É momento de uma secretaria dinâmica, forte, representativa e atuante, para repensar a economia municipal. Até porque, serão necessários projetos e ações fundamentais para recuperar os recursos perdidos com o fim da duplicação da ArcelorMittal. Mais do que nunca, é hora da união entre a sociedade civil e o poder público para construir alternativas visando um futuro melhor para Monlevade.
Samu
O vereador Revetrie Teixeira (MDB) revelou um possível endereço da futura sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em João Monlevade. O serviço ficaria instalado na avenida Camburi, no bairro Sion. A comunidade monlevadense aguarda o Samu há muitos anos, e várias promessas já foram ouvidas. Esperamos que, dessa vez, elas se concretizem.
Lixo
Problemas na coleta de lixo geram reclamações dos monlevadenses. Uma trabalhadora queixa-se do recolhimento na avenida Armando Fajardo, entre a rua Caetés e a avenida H, no bairro Loanda. Segundo ela, as lixeiras estão quase transbordando, e os contentores adquiridos pela Prefeitura acumulam água. Além disso, diz, o caminhão não passou da quinta-feira da semana passada (30) até a última terça-feira (4). Inadmissível.