O Real Esporte Clube inaugurou neste sábado (1º) a Escola de Futebol do Cruzeiro Esporte Clube. A solenidade reuniu centenas de pessoas no ginásio do clube, entre alunos, familiares e funcionários, torcedores do Cruzeiro e membros da Pavilhão Independente, que fizeram muito barulho. A festa ficou completa com a chegada do Raposão, mascote oficial do Cruzeiro, que arrancou aplausos e foi efusivamente cumprimentado pelas crianças.
O presidente do Real Esporte Clube, Cláudio Pereira, conta que o clube já planejava ter uma escola de futebol já há cerca de três anos. As conversas com o Cruzeiro decorreram durante cerca de um ano e meio, culminando na abertura deste sábado.
O curso, explica Cláudio, possui turmas matutinas e vespertinas, abertas a meninos e meninas, filhos de sócios e de não-sócios. As turmas são sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, cada uma com cerca de 35 alunos, atendendo a 420 crianças e jovens. As aulas acontecem duas vezes por semana, no contraturno escolar. Toda a equipe do Real Esporte Clube está qualificada para oferecer o melhor às crianças e jovens, não apenas dentro de campo.
Cláudio destaca a filosofia que norteia o Real Esporte Clube: “Temos como pilares o esporte, o lazer, a cultura, a saúde e a educação”. Os treinamentos passam pela tática, pela técnica, pela formação física e pela disciplina na vida do atleta. As mensalidades da Escola Cruzeiro são de R$80,00 para sócios e R$120,00 para não-sócios. No futuro, o Real ainda pode acolher competidores de outras regiões e levar seus atletas para torneios em todo o Brasil.
Cláudio assinala que o objetivo não é apenas com a formação dentro de campo: “Nosso projeto de educação é baseado na disciplina, ordem, ética e espírito de companheirismo. A escola é uma grande oportunidade para a formação de atletas e de cidadãos”.
Hélio Araújo, vice-presidente do Real e pai do craque Vinícius Araújo e do professor da Escola Cruzeiro Gustavo Vasconcelos, ressalta que a iniciativa é o início de muitas carreiras: “Estamos montando uma estrutura para dar oportunidades de crescimento e de disciplina para estas crianças. Para ser realizado, o sonho tem de ser plantado, e a sementinha está sendo plantada hoje”.
A solenidade de inauguração encheu as arquibancadas do ginásio do Real. Um dos presentes foi Thiago Bruno, acompanhado pelo filho, Ian Pietro, do time sub-9: “Ele sempre gostou de futebol. Já nasceu chutando a bola. Se bobear, é mais cruzeirense que eu”. Durante a cerimônia, os times se apresentaram ao público e cumprimentaram seus treinadores, a diretoria do Real Esporte Clube e o mascote Raposão. Após a solenidade, o Raposão ainda posou para fotos com cada uma das crianças e seus familiares.
Para os pais e as crianças, Cláudio deixa um recado: “A carreira do futebol não é fácil. É preciso apoio dos pais, muita disciplina e foco. Os pais precisam estar sempre junto aos seus filhos. Sabendo o que querem, e lutando pelos seus sonhos, as crianças podem se tornar seres humanos muito melhores”.
As inscrições para o sub-11 e sub-13 vespertinos já estão esgotadas, mas as demais dez turmas ainda possuem vagas disponíveis. O Real Esporte Clube funciona na rua Realeza, 70, no bairro Novo Horizonte. O telefone para contato é o (31) 3852-1255.