(*) Erivelton Braz
O quarenta é um número redondo. E portanto, enigmático. Na Bíblia, aparece muitas vezes e em momentos fundamentais: Por 40 dias um dilúvio inundou a terra. Os judeus peregrinaram por 40 anos até a terra prometida e, bem depois, conforme o Novo Testamento, Jesus jejuou no deserto por 40 dias.
Quarenta é também cardinal. É o resultado de repetições: duas vezes 20, quatro vezes 10, 10 vezes quatro… Na vida, quando se completa 40 anos, as pessoas passam a dar outro sentido à existência. Para as mulheres, dizem, essa é a idade da loba, da maturidade, da mudança de padrões e de costumes. Para os homens, dizem também, é a aceitação de novas perspectivas. Talvez por isso, o psicólogo norte-americano, Walter Pitkin, tenha dito que a vida começa aos 40.
Pelo sim, pelo não, quarenta é um número ligado à transformação. É um divisor de águas. É praticamente a metade da existência de uma pessoa. Ou seja: a maioria até passa dos 40, mas nem tantos viram a casa dos 90… Se corremos até os 40, após, é hora de ir desacelerando. Em vez da velocidade, o prazer de apreciar a viagem. Em vez de quantidade, a qualidade.
Tirando a frieza dos números e estatísticas, A Notícia chega aos 40 amanhã, 13 de abril. Nascia numa sexta-feira 13, em abril de 1984. Hoje, em 2024, sua trajetória mostra que, em vez de azar, como creem muitos, aquela sexta treze apontou os rumos da sorte. Afinal, ela costuma aparecer para quem a procura. “Fortis Fortuna Adiuvat”, nos disse o poeta Virgilio: “A sorte favorece os corajosos”, em tradução direta. E coragem é o que o fundador do jornal, o jornalista Márcio Magno Passos, sempre teve.
Como seu amigo e aprendiz, com quem iniciei minha vida profissional, vi isso de perto inúmeras vezes. Eu participo da história do jornal e sou testemunha de sua evolução, há cerca de 20 anos. Há dez, estou como editor, desde a aposentadoria do Márcio, que me confiou a missão de levar o jornal adiante, ao lado de sua filha, Maria Cecília.
E os quarenta anos dessa história foram escritos por tantas mãos, mentes e corações…Desde os tempos idos dos toques fortes à máquina até o toque sutil do deslizar de telas, A Notícia está presente na vida do monlevadense. Afinal, ele é o companheiro de todas as sextas e, quando chega, todo mundo quer ler.
Além disso, suas matérias, artigos e pautas são capazes de repercutir por todo o fim de semana. Em Monlevade tem um dito: se não está no A Notícia, não aconteceu… Exageros e modéstia à parte, o jornal cobre os fatos mais relevantes, de forma imparcial, fria, isenta e com responsabilidade.
Em suas 2.782 edições, está grande parte da história de Monlevade e região. Talvez seja o mais forte e mais longevo jornal do interior de Minas, com tiragem e publicação regular, cobrindo fatos e o cotidiano do Médio Piracicaba, nas últimas quatro décadas. Afinal, quarenta anos, não são quarenta dias. Portanto, o acervo do jornal é um patrimônio de nossa memória social e coletiva.
Que venham outros 40! Em novo formato, com novo site, mas com os mesmos princípios: informar sempre com respeito ao leitor. Viva o Jornal A Notícia porque quem lê, sempre sabe o que diz!
(*) Erivelton Braz editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação