Representantes do Movimento Pró-Vidas da BR-381, prefeitos da região e entidades, marcam presença no ato da assinatura da concessão da BR-381 para a iniciativa privada amanhã (22) em Brasília. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmará a entrega definitiva da gestão da rodovia mineira ao setor privado.
A assinatura de contrato da Concessão da BR 381, entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a NOVA 381 (vencedora da licitação) será no Palácio do Planalto. A empresa assumirá a concessão da rodovia entre Belo Horizonte e Governador Valadares pelos próximos 30 anos. O Movimento Pró-Vidas é formado por diversas entidades, entre essas a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e acompanha há tempos, os trâmites para a duplicação e concessão da rodovia.
Na ocasião, está prevista a entrega do “Troféu Trankilin”, mascote do Movimento Pró-Vidas, ao presidente Lula. O troféu tem duas categorias: “Ouro e Prata”, de acordo com a relevância das contribuições e é um reconhecimento aos esforços de pessoas e organizações que contribuíram para as transformações da BR-381. A premiação, conforme Clésio, valoriza ações que, direta ou indiretamente, ajudaram a melhorar a segurança e as condições de viagem na rodovia, permitindo que os usuários trafeguem de forma mais segura e tranquila. Lula receberá o troféu “Trankilin Ouro”.
A justificativa da entrega, conforme o Movimento, é que o Governo Federal, através do presidente Lula, assumiu as obras do chamado “gargalo” da BR-381 (saída/chegada de BH). O coordenador conta que “no final de 2023, estivemos em Brasília, no Ministério dos Transportes e ANTT reivindicando alterações ao edital de concessão da BR-381, pois nos 3 leilões feitos anteriormente, não havia aparecido empresas interessadas na concessão, e que o DNIT fizesse obras no chamado “gargalo” da BR-381 onde está tendo engarrafamentos permanentes. O trecho, além dos engarrafamentos, era também motivo da falta de interesse das empresas em participar do leilão, devido a ter que fazer a desapropriação e o reassentamento de 2 mil famílias”, relembra Clésio Gonçalves.
Governo assume trecho complicado
Em 2024, após determinação do presidente Lula, o Governo Federal anunciou a mudança do edital de concessão da BR-381, passando a ser de Caeté a Governador Valadares. “A medida viabilizou o interesse na concessão da rodovia e o DNIT assumiu as obras dos lotes 8A do Trevo de Caeté ao Trevo de Ravena e o lote 8B do Trevo de Ravena ao Trevo com Avenida Cristiano Machado. Após isso, surgiram interessados em participar do leilão”, relembra o Movimento Pró-Vidas.
Duplicação
A duplicação da BR-381 é considerada fundamental para o desenvolvimento da região, que está inserida entre BH e Governador Valadares. O projeto inclui a duplicação de 106 KM da rodovia, construção de 83 KM de faixas adicionais, 51correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Com a concessão, estão previstas cinco praças de pedágio ao longo da BR-381. O Plano de Outorga prevê os seguintes valores de pedágio: Caeté (R$ 12,40), João Monlevade (R$ 10,35), Jaguaraçu (R$ 12,04), Belo Oriente (R$ 9,70) e Governador Valadares (R$ 10,10). As tarifas serão diferenciadas para pista simples e dupla, garantindo uma cobrança justa aos usuários.