Por mais um ano, um momento especial marcou a celebração do Natal dos integrantes da Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). No dia 11 de dezembro, uma confraternização foi realizada no galpão da associação, que fica no bairro Baú.

 

Padre Marco José celebrou missa com a participação do diácono Geraldo Luciano. Fotos: Divulgação

A celebração proporcionou um ambiente festivo aos catadores e que encontraram o espaço de trabalho decorado especialmente para a ocasião. Uma missa foi conduzida pelo padre Marco José de Almeida, com a participação do diácono Geraldo Luciano e do músico Rogério Salomão. Além da celebração, os catadores receberam uma cesta de Natal e os filhos pequenos ganharam presentes.

 

 

 

O evento, já consolidado como tradição, contou com apoio da Comunidade Nossa Senhora das Graças do Satélite, Acimon Mulher, Escola Pedacinho do Céu, Buffet Barenze, Buffet Juliana Cota, Madeireira LK, Medilab, Mércia Decorações, Dibisa e Supermercado Piracuera.
Diversos associados da Atlimarjom participaram da confraternização e elogiaram o evento especial. Uma das fundadoras da entidade e atual presidente, Valdete Roza, destacou a iniciativa. Ela também integra a Acimon Mulher e falou da relevância do evento, que reúne parceiros de longa data e enaltece o trabalho dos catadores. “Nosso trabalho de reciclagem contribui para uma cidade mais justa e solidária, com inclusão e oportunidade de trabalho.

E agora, neste momento especial, é uma honra receber o padre e os apoiadores para celebrar a vida e o nascimento de Jesus. Mais uma vez, tivemos um momento importante de reflexão e valorização do nosso trabalho. Somos gratos por essa atenção especial de todos os que tornaram esse evento possível neste ano”, afirmou.

Atlimarjom

A ATLIMARJOM (Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade) é uma organização fundada em 25 de maio de 2001, com o objetivo de promover a cidadania dos trabalhadores, defender o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento sustentável local por meio da coleta, triagem e venda de materiais recicláveis.

Desde março de 2013, a associação conta com o apoio da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP (INCOP/ICEA), que oferece assessoria sociotécnica baseada nos princípios da Economia Solidária. Essa parceria tem sido fundamental na implantação da coleta seletiva no município, iniciada em agosto de 2015, em colaboração com a Prefeitura de João Monlevade e outros parceiros.

A ATLIMARJOM desempenha um papel crucial na educação socioambiental e na geração de ocupação e renda para os catadores associados, além de conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e a sociedade.

Em 2015, Valdete Roza, representante da ATLIMARJOM, participou de discussões sobre gênero e resíduos, destacando a importância da inclusão e da igualdade de gênero no setor de reciclagem.