“Que daqui a quatro anos, possam andar de cabeça erguida, com a sensação de que fizeram o seu melhor”, afirma promotor eleitoral

A Justiça Eleitoral diplomou nesta terça-feira (17) os candidatos eleitos a 6 de outubro em João Monlevade e Rio Piracicaba. Receberam seus diplomas os prefeitos reeleitos, Laércio Ribeiro (PT) e Augusto Henrique da Silva (Cidadania); as vice-prefeitas, Dorinha Machado (MDB) e Aparecida Araújo (Avante); e os 15 novos vereadores monlevadenses e os nove piracicabenses. Os suplentes às duas Câmaras Municipais também foram diplomados.  A diplomação em conjunto é em virtude das duas cidades comporem a mesma zona eleitoral.

Os vereadores novatos, Alisson Barcelos (Avante), Carlos Bicalho (PP), Sassá Misericórdia (Cidadania), Maria do Sagrado (PT), Sidney Bernabé (PL) e Zuza Veloso (Avante) demonstraram entusiasmo e confiança para o primeiro mandato. Já o experiente Sinval Dias (PL), volta à Câmara para o sétimo mandato. Ele mostrou várias vezes o número 7 com as mãos e retorna ao Legislativo após ficar quatro anos fora ao não se eleger em 2020.

A diplomação é o último ato do processo eleitoral, significando que a Justiça Eleitoral atestou a validade do sufrágio, e que os eleitos estão aptos a assumirem seus cargos. Seguindo a legislação, a posse ocorrerá em 1º de janeiro.

A solenidade, que ocorreu na sede da Câmara Municipal de João Monlevade, foi conduzida pelo juiz da 150ª Zona Eleitoral, Estêvão José Damazo, que trajou toga para entregar um a um os diplomas. Em seu discurso, ele recordou a história das duas cidades, e lembrou da missão dos eleitos de realizarem as mudanças necessárias à sociedade. O promotor eleitoral, Gabriel Costa de Jesus, pediu para que, “daqui a quatro anos, possam andar de cabeça erguida, com a sensação de que fizeram o seu melhor”.

Em um breve discurso, Laércio Ribeiro agradeceu aos parceiros políticos dos últimos quatro anos, e aos eleitores pelo triunfo de 6 de outubro: “Sinto-me feliz e honrado por ser escolhido por 25.386 monlevadenses, 61,02% dos votos válidos, ao lado da minha vice, Dorinha Machado, nossa querida companheira”. O prefeito reeleito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania), relembrou os problemas vividos ao longo de sua gestão, como a pandemia da Covid-19, as enchentes de janeiro de 2022 e a suspensão das atividades da mina da Água Limpa: “Na minha primeira jornada, fomos tachados de loucos por entrarmos para a política”, destacou.

Presenças

Participaram da solenidade a presidente da subseção de João Monlevade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Larissa Santiago; o delegado regional de Polícia Civil, Bernardo de Barros Machado; o comandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, major Rodrigo Ferreira de Oliveira; o delegado de Polícia Civil de Rio Piracicaba, Alberto Gomes Vieira; a coordenadora da Defensoria Pública em João Monlevade, Amanda Serafim; entre outras autoridades.