A empresa vencedora do leilão para administrar a BR-381 anunciou na terça-feira (10) as medidas iniciais na gestão da rodovia. A equipe da empresa está mobilizada para entregar essas intervenções ainda nos primeiros 100 dias de concessão. A assinatura do contrato está agendada para janeiro de 2025.
A concessionária, que usará o nome Nova-381, reuniu-se com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Movimento Pró-Vidas na BR-381. O encontro ocorreu em Belo Horizonte, a convite do diretor da ANTT, Guilherme Sampaio. A informação é do coordenador do Pró-Vidas, Clésio Gonçalves.
Segundo Clésio, o diretor-presidente da Nova-381, Marcelo Boaventura, disse que a concessionária pretende mudar o aspecto da rodovia. Para tanto, serão realizadas intervenções para a melhoria do pavimento, da sinalização vertical e horizontal e da drenagem. Também ocorrerá a limpeza da vegetação às margens da pista, e a melhoria dos trechos considerados mais perigosos.
A pedido do gerente operacional, Diego Dutra, o Movimento Pró-Vidas na BR-381 fez um levantamento dos pontos mais críticos da estrada. Conforme A Notícia informou, o movimento realizou contatos com o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e os Anjos do Asfalto, mapeando 20 trechos em estado mais delicado. O grupo ainda indicou a necessidade de melhorias em áreas como o trevo de Caeté, e a recuperação da sinalização entre Nova Era e Antônio Dias e entre Belo Oriente e Governador Valadares.
Segundo Clésio, Marcelo Boaventura e a equipe da Nova-381 ficaram de visitar as cidades do entorno da rodovia para estabelecer contatos com as autoridades e lideranças de cada uma delas. A intenção, informa o Pró-Vidas, é prestigiar os comércios da região atendida pela estrada.
Ao A Notícia, Clésio Gonçalves manifestou otimismo: “Nas conversas pude observar que a proposta dos 100 primeiros dias, vai dar uma boa melhorada na rodovia num espaço curto de tempo e que os diretores e o gerente operacional da Nova 381 são profissionais competentes e experientes em concessão de rodovias, o que nos tranquiliza e nos dá esperança de estar transformando a ‘rodovia da morte’ em ‘rodovia da vida’, conforme estabelecido no contrato de concessão. Observamos também, que os ajustes feitos pela equipe da ANTT no edital de concessão foram fundamentais para o êxito do leilão. Isso vai permitir termos uma rodovia duplicada com o que existe de melhor e mais moderno em termos de concessão rodoviária”.