A ArcelorMittal e a Defesa Civil de João Monlevade realizam neste sábado (14) um simulado externo de emergência para as comunidades que vivem às margens do rio Piracicaba. A ação, que é parte do Plano de Ação em Emergências (PAE), está marcada para as 9h30, e contemplará os moradores dos bairros Santa Cruz e Centro Industrial. Esses bairros ficam logo a seguir à Pequena Central Hidroelétrica (PCH) Piracicaba, no bairro Jacuí.
O exercício contará com equipes da ArcelorMittal, voluntários, Defesa Civil de João Monlevade e os residentes das áreas abrangidas pelo PAE. Durante o simulado, ao som das sirenes, a população deverá se deslocar para os pontos de encontro previamente sinalizados pelas placas nos bairros.
Assim como em edições anteriores, a iniciativa atende a uma exigência legal e reforça as medidas preventivas previstas no PAE da PCH Piracicaba. A atividade é fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conduzida em conformidade com as orientações técnicas e sob supervisão da Coordenadoria de Defesa Civil.
Para mais informações, os moradores podem contatar a Defesa Civil de João Monlevade pelos telefones (31) 99361-0131 ou 199.
Saiba mais
A Hidrelétrica do rio Piracicaba – PCH Piracicaba – foi construída em 1939 com o objetivo de gerar energia elétrica para abastecimento da Usina de Monlevade e da antiga vila operária. A hidrelétrica, de pequeno porte, possui toda a sua estrutura em concreto, o que a torna segura, além de passar por manutenções preventivas constantes. Atualmente a hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de parte da energia utilizada nas operações da planta industrial. Informalmente, ela é conhecida como “barragem do Jacuí”, embora esse nome seja incorreto, pois a estrutura não represa a água do rio Piracicaba, deixando-a fluir.