O escritor, jornalista e editor do A Notícia, Erivelton Braz, vai lançar seu novo livro: “Entre Linhas: Crônicas, Histórias e Memórias de Monlevade”. O evento será na próxima sexta-feira (13), às 19h, no Mercado de Natal, na Praça do Povo, em Carneirinhos.

A obra reúne crônicas escritas e publicadas na imprensa entre 2001 e 2023, ambientadas em João Monlevade. No livro, Erivelton convida os leitores a percorrerem as ruas, histórias e memórias da cidade, sob a ótica sensível e detalhista de um cronista que transforma a simplicidade cotidiana em arte.

Suas narrativas trazem personagens reais e fictícios, intercalando descrições de espaços físicos e históricos com reflexões sobre a identidade cultural da cidade. “Aprendi com Carlos Drummond de Andrade que o cronista é o repórter do seu tempo. Assim, com esse olhar para contar histórias da cidade, escrevi essas crônicas ao longo de anos, no Jornal A Notícia e em outros veículos. São textos leves que retratam o dia a dia de nossa cidade”, diz o autor.

Memórias e afetos

A Vila Tanque, bairro onde o autor nasceu e cresceu, é um dos cenários principais do livro. Para Erivelton, as memórias do local são mais que pessoais; são parte da história coletiva de João Monlevade. “Entre Linhas não é apenas um livro de crônicas. É um testemunho do valor das histórias que moldaram nossa comunidade. Cada texto carrega meu respeito e admiração pelo lugar que chamo de lar”, revela o escritor.

Com linguagem simples e acessível, as crônicas permitem que o leitor se identifique com as narrativas. Em uma delas, intitulada “Lugarzinho”, Erivelton explora os laços invisíveis que unem os moradores, os espaços de afetos e memórias de cada um.

Através do lançamento de “Entre Linhas”, Erivelton Braz reforça sua contribuição para a literatura e memória cultural de João Monlevade, oferecendo um presente tanto para os moradores da cidade quanto para os leitores que desejam descobrir o encanto das entrelinhas da vida cotidiana da cidade.

Incentivo Cultural

O livro “Entre Linhas” foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (LPG 2024), com recursos repassados pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura e do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Esse apoio foi essencial para transformar a ideia em realidade, permitindo que a riqueza cultural de Monlevade seja preservada e compartilhada em um formato acessível.

Como contrapartida, alguns exemplares serão distribuídos e autografados para quem prestigiar o lançamento na Praça do Povo, na sexta-feira 13, a partir das 19h. Outros também serão doados para escolas e biblioteca pública em 2025, junto com uma palestra do autor para os estudantes. Para ampliar a acessibilidade, o livro também está disponível em PDF para o download através do endereço. 

O autor

Erivelton Braz é graduado em Letras (UFV) e mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura (UFSJ). Jornalista, há 10 anos é editor do Jornal A Notícia e fundador do Jornal Rotha Cultural. É cronista com mais de duas décadas de experiência e já publicou centenas de textos na imprensa regional. Apaixonado por Literatura e memórias desde a infância, ele dedica sua carreira a registrar e valorizar as histórias de sua terra natal.