A Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade realizou na última quinta-feira (28) a formatura de oito novos combatentes. Representantes de diversas organizações da sociedade civil participaram da cerimônia, realizada na sede da entidade, no bairro Aclimação.
Os novos brigadistas atuarão no combate a incêndios em áreas de florestas e vegetação, além do resgate de animais, promoção de ações educativas e de conservação do meio ambiente, entre muitas outras atividades, incluindo as situações de emergência. Durante três meses, os formandos passaram por um rigoroso curso de formação que incluiu treinamento técnico, aulas teóricas e práticas e 100 horas de estágio supervisionado.
A solenidade foi marcada por discursos emocionantes, destacando a importância do trabalho voluntário e da cooperação entre as instituições para a proteção do meio ambiente e a segurança da comunidade. Familiares e amigos dos formandos também prestigiaram o momento, comemorando o ingresso dos novos voluntários na Brigada.
Nas palavras da própria instituição, “o evento reafirmou o papel fundamental da Brigada Florestal Voluntária no município e a parceria com outras entidades e instituições que apóiam as ações de preservação ambiental e atendimento emergencial. Os novos brigadistas agora integram a equipe que já acumula importantes resultados em suas operações e projetos de conscientização. A formatura simboliza mais um passo na missão da Brigada de fortalecer o voluntariado e promover ações que garantam a preservação da fauna e flora de João Monlevade e região”.
Participaram da formatura representantes do comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em João Monlevade, além da Polícia Civil, administração do Hospital Margarida, do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (GAVE), do Serviço Voluntário de Resgate (SEVOR), do Lions Clube Centro e de diversos apoiadores.