Conforme projeto de lei 1514/2024, de autoria do governo Laércio Ribeiro (PT), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) em Monlevade deve ser instalado, provisoriamente, no prédio da Escola Estadual Dona Jenny Faria, em Carneirinhos.

Segundo a justificativa da matéria, que está em tramitação no Legislativo, o prédio está em área considera estratégica, tornando-se ideal para o funcionamento provisório do IFMG. A sede definitiva, conforme já anunciado, será construída no Parque do Areão Leonardo Diniz Dias. A previsão é que as obras sigam entre 2025 e 2026. A expectativa é que as aulas no instituto comecem no ano que vem.

De acordo com o projeto que chegou ao Legislativo, uma Lei de 2005, que prevê a doação do prédio do município para o Estado, deve ser revogada. A mensagem informa que a doação, em 2005, visava a ampliação da oferta educacional do município. Porém, o processo de doação do prédio não teria sido finalizado por falta de registro dos documentos por parte do governo estadual.

O vereador Belmar Diniz (PT), líder do governo, confirmou que há tratativas entre o município e o estado para que o prédio da avenida Getúlio Vargas seja entregue à administração municipal para implantar o IFMG. Todavia, ainda deve-se decidir o destino dos alunos, profissionais e do patrimônio da Escola Estadual Dona Jenny Farias e do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Elza Maria.

O projeto de Lei também cita que há um estudo em andamento para que o prédio sedie, no futuro, a Biblioteca Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, já que o endereço atual, no prédio da Praça 7, não tem acessibilidade. Atualmente, a escola Jenny Faria e o Cesec têm juntos cerca de 400 alunos. Não foi informado para onde essas turmas podem ser remanejadas.

Monlevade discute chegada do IFMG em Audiência Pública 

Na próxima quinta-feira (28), às 18h, a Câmara Municipal de João Monlevade sediará uma Audiência Pública para discutir a aguardada instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município. A iniciativa é resultado de um requerimento do vereador Belmar Diniz (PT), que visa promover um debate amplo sobre a implementação do novo polo educacional na cidade.

A sessão contará com a presença de autoridades relevantes para a educação e para a política regional, incluindo o reitor do IFMG, professor Rafael Bastos Teixeira, o superintendente regional de Ensino de Nova Era, Joel dos Santos Pereira, e a secretária municipal de Educação de João Monlevade, Alda Ferreira da Silva Fernandes.

Além disso, diretores de escolas, representantes de universidades e outros membros do setor educacional estarão presentes para dialogar sobre as oportunidades e desafios da chegada do instituto.

Estudo

Durante a audiência, será apresentado um estudo preliminar sobre os cursos que o IFMG planeja ofertar em João Monlevade. Conforme Belmar, esse levantamento detalhará as áreas de conhecimento prioritárias, visando atender às demandas do mercado de trabalho regional e fortalecer a educação técnica e científica no município.

Também serão discutidos o local provisório de funcionamento do IFMG e a previsão de início das aulas. Enquanto sua sede permanente está em fase de planejamento para ser construída no Parque do Areão Leonardo Diniz Dias, espaço doado pela Prefeitura de João Monlevade, o instituto deverá operar temporariamente no prédio da Escola Jenny Faria. Para tanto, um projeto de Lei já tramita na Câmara.

IFMG

A instalação do IFMG em João Monlevade é aguardada com entusiasmo pela comunidade, que vê na instituição uma possibilidade de oferecer formação técnica e superior de qualidade aos jovens da cidade e região, promovendo a qualificação da mão de obra e impulsionando o desenvolvimento local. O anúncio foi feito pelo governo Lula, neste ano. João Monlevade é uma das oito cidades de Minas Gerais a receber o instituto.

A Audiência Pública é aberta à participação popular, e espera-se que a comunidade compareça para se informar e contribuir com sugestões sobre essa nova fase na educação do município.