Desde 1984
Renata Cely Frias
19 de Agosto de 2022
Ética nossa de cada dia

O conceito de ética está diretamente relacionado ao nosso estilo de vida moral e social. A ética pode ser traduzida como uma intuição moderada do que seria certo ou errado para as pessoas, estabelecendo uma fronteira entre o bem e o mal; o que é ou não é admitido em nossas condutas. A ética inclui a moralidade e busca a convivência saudável em todas as relações humanas.

Por meio dela, conseguimos refletir sobre a essência que envolve os valores e princípios que compõem a moral. No âmbito profissional, a ética ocupa lugar de grande relevância, sendo considerada uma das qualidades mais valiosas do mercado e uma competência comparável a qualquer conhecimento técnico. 

Assim, nas relações profissionais, a ética pode ser conceituada como um conjunto de normas, valores e comportamentos pessoais, concentrado nos padrões, regras e hierarquia de uma categoria ou empresa. Possuí-la significa benefícios diretos para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. 

Uma cultura organizacional ou profissional que se apoie em condutas éticas é a base da longevidade, resultando em relacionamentos organizacionais fortes e transparentes. Assim, constrói-se um ambiente mais honesto que pode melhorar a relação entre os profissionais daquela área, mantendo o respeito, o senso de pertencimento e a admiração de todos ao redor. 

A atividade advocatícia é orientada pelo Código de Ética e Disciplina. Além disso, a 75ª Subseção da OAB/MG em João Monlevade, criou a Comissão de Ética e Disciplina, à qual integro juntamente com os Colegas Advogados Vanessa Vieira e Moisés Martins. A Comissão tem o objetivo de orientar os advogados das cidades que compões a subseção e prevenir quanto a infrações disciplinares.  

A partir dessa semana, tenho a honra de integrar também o grupo de Fiscalização da Atividade Advocatícia da Seccional Mineira da OAB. Desejo contribuir para o exercício ético e engrandecimento da nossa profissão de advogados, que deverá ser mais respeitada e valorizada pela sociedade.


(*) Renata Cely Frias é advogada em João Monlevade e região e especialista em Direito Previdenciário. OAB/MG: 79846.