Desde 1984
Coxia
01 de Abril de 2021
Coxia 2627

Vacina


João Monlevade vacinou, apenas no último sábado, 2.270 pessoas entre 70 e 74 anos, que receberam a primeira dose do imunizante. Para tanto, a aplicação ocorreu em quatro pontos da cidade. O número de vacinados foi comemorado por toda a equipe envolvida no processo e foi considerado um recorde. O município, segundo último levantamento, já vacinou 8.365 pessoas com a primeira dose, o equivalente a pouco mais de 10% da população. Devagar e sempre, sem perder as esperanças...


Compra


Ainda não está definida a quantidade de doses e nem o valor a ser pago pelos municípios que se uniram e criaram o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), entre essas, João Monlevade e cidades da região. Organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o grupo representa mais de 2,6 mil cidades e 150 milhões de habitantes. 


Calendário


Muitos na faixa etária dos 50 anos sonham com a vacinação em breve. No entanto, segundo Plano Nacional de Imunização (PNI), essas pessoas estão fora do grupo prioritário. Após vacinar quem tem 60 anos, será a vez de pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades; pessoas com deficiência permanente grave; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionário do sistema de privação de liberdade; trabalhadores de educação; Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte metroviário e ferroviário; do transporte aéreo, do transporte aquaviário; caminhoneiros; trabalhadores portuários e trabalhadores industriais. É preciso ter paciência e fé.


Segurança 


Na tarde de ontem (31), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), informou que o grupo das Forças de Segurança será vacinado, de forma escalonada, já na entrega dos próximos lotes de vacinas.


Suspensa 


A partir de hoje (1º), a vacinação está suspensa em Monlevade devido à falta de imunizantes, e retornará, segundo a Prefeitura, na próxima semana, após a chegada de novas remessas dos insumos. Somente depois que as doses chegarem, é que serão informados quais os grupos prioritários para receber as vacinas. A Prefeitura já entrou em contato com a Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS), porém, o órgão ainda não sabe a quantidade de doses a ser recebida. 


Ajuda


A Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) concedeu, por 30 dias, uma tenda que já proporciona mais conforto e segurança para os pacientes com sintomas da Covid, na Central do Coronavírus, no prédio da Secretaria de Saúde. As cadeiras foram cedidas pela diretora da entidade e proprietária do Buffet Barenze, Elizete Vidal. Belo exemplo em tempos de guerra contra o vírus mortal.


Facultativo


A Prefeitura de João Monlevade e a Câmara Municipal decretaram ponto facultativo para hoje, 1º de abril. A data antecede o feriado da sexta-feira da Paixão de Cristo. Com isso, órgãos públicos municipais que não exercem atividades consideradas essenciais não devem funcionar nesta quinta-feira e nem na sexta-feira (2). O mesmo ocorre em São Gonçalo do Rio Abaixo. Ótima oportunidade de frear a contaminação do vírus.


Onda Roxa


As medidas estabelecidas pela onda roxa já demonstram resultados positivos em Minas Gerais. Segundo o Governo do Estado, na macrorregião Triângulo do Norte, por exemplo, os índices de internação caíram de 14,04% para 6,42% nas últimas três semanas. Ainda assim, levantamentos apontam que a média de isolamento em Minas é menor que a média nacional. Na região, por exemplo, infelizmente, os casos seguem aumentando e o número de óbitos também... Sinal de é preciso seguir à risca as determinações sanitárias do governo mineiro para que os bons resultados também cheguem por aqui.


Câmara


Em reuniões online, vereadores deliberam sobre assuntos importantes para o município. Claro que, fora da tribuna, os discursos inflamados e muitas vezes longos e vazios, deram espaço para a concisão. Prova de que as reuniões do Legislativo, que chegavam a durar 4 horas, podem ser mais objetivas e práticas. Talvez assim, até atrairiam a atenção do povo, que pouco se interessa pelas reuniões ordinárias da Câmara.