Desde 1984
Gabriela Gomes
12 de Fevereiro de 2021
Caminhos

Paulo largou a faculdade de Arquitetura para trabalhar com bolos e doces, sua verdadeira paixão. Desde pequeno, ajudava a avó a fazer quitandas para a família e para a vizinhança e ele cresceu na cozinha em meio a sacos de farinha, açúcar e chocolate.

Maísa se formou em enfermagem e trabalhou anos na área. Quando teve seu primeiro filho, optou por trabalhar em casa e tem se dedicado a sua antiga paixão pelo crochê. Ela produz peças lindas e vende pela internet. Assim vê de perto seus filhos crescerem e mantem a sua renda.

Fátima sempre gostou de estudar. Fez faculdade, mestrado e acabou de concluir seu doutorado em Biologia Marinha. Ela nunca pensou em se casar, ter filhos ou formar uma família padrão. Pelo contrário, sempre buscou sua independência e ama morar sozinha.

Ivan e Sabrina se casaram bem jovens. Estudaram a vida toda juntos, namoram desde a adolescência e já deram entrada no primeiro apartamento. Ela trabalha vendendo joias pela internet e ele trabalha numa faculdade. Optaram por não terem filhos por enquanto e os cachorros animam a casa do casal.

Juliana sempre sonhou em ser professora. Passou num concurso municipal, e desde o final da faculdade leciona para crianças pequenas na sua cidade natal. Com o salário de professora, ela também fundou uma ONG, que auxilia crianças com reforço escolar, aulas de inglês e esportes. Juliana viu de perto a pobreza, a miséria e as necessidades, através dos seus alunos, e assim decidiu se movimentar para mudar essa realidade. 

Fernando sempre gostou de esportes. Fez faculdade de Educação Física e dá aulas para seus amigos e vizinhos. A natação sempre foi sua atividade preferida, desde a infância. Nunca pensou em outra carreira ou profissão e sua felicidade é ver a conquista dos seus alunos.

Maria engravidou aos 17 e na época teve que se casar. Como o casamento não deu certo, ela cria sozinha a filha, que hoje já é uma moça. Não fez faculdade e sua grande paixão sempre foi a moda. Ela costura desde menina e hoje vende suas criações em um site exclusivo.

Eduardo é casado com André. Eles adotaram três crianças, e vivem numa cidade pequena no interior. Eles têm uma padaria e trabalham duro todos os dias. As crianças estão saudáveis e felizes, e veem de perto o esforço dos pais.

Bárbara sempre quis fazer intercâmbio. Conheceu vários países de mochila nas costas. Trabalhou como babá, garçonete e frentista, e hoje mora na França com seu namorado. Sente saudades dos pais, que moram no Brasil, mas não pretende voltar a viver por aqui.

Cada um de nós tem a sua história e os seus valores. Cada um faz suas escolhas ao longo do caminho. Seja no amor, na profissão, onde morar ou estudar, são as decisões que traçam cada destino. Deus faz sempre planos perfeitos para todos nós. Como nosso Pai, nos abençoou com o livre arbítrio e nem sempre sabemos usar essa liberdade a nosso favor. Seja qual for a sua escolha ou o seu caminho, tenha orgulho das suas conquistas, reconheça seus erros e busque os seus sonhos. São eles o alimento da sua alma.


(*) Gabriela Gomes é publicitária