Desde 1984
Coxia
29 de Janeiro de 2021
Coxia 2618
27 mortes

Monlevade registrou em janeiro 27 mortes por Covid-19. O número aumentou 70% e equivale a quase um óbito por dia. Todo cuidado é necessário: não aglomerar, lavar e higienizar as mãos e uso de máscaras.

IPTU

O reajuste do IPTU em 24,5% é a primeira polêmica enfrentada pelo prefeito Laércio Ribeiro (PT) e equipe. Além da situação já delicada para um governo que nem completou 30 dias de trabalho, o assunto ganha contornos políticos, com a ex-prefeita, o marido e apoiadores afirmando que o atual Executivo mentiu.

Decreto

Isso, porque o governo enviou release a toda imprensa responsabilizando decreto assinado por Simone Carvalho (PTB) pelo reajuste. Foi o suficiente para a ex-prefeita e apoiadores afirmarem que o aumento foi um pedido da própria equipe de transição do atual prefeito.

Não pediu

A equipe do governo Laércio explica que não houve pedido para reajustar IPTU, mas uma correção correspondente a variação do IGPM dos 12 meses, conforme previsto no Código Tributário Municipal. Vamos aguardar o desfecho dessa história.

Aulas

Enquanto o prefeito de Monlevade decreta que aulas continuam online, o Ministério Público intima a Prefeitura de João Monlevade a prestar esclarecimentos em 20 dias sobre quais medidas estão sendo tomadas para o retorno das atividades presenciais.

Prejuízos

Especialistas defendem que aulas virtuais não contemplam o aprendizado pleno de crianças, que estão há um ano dentro de casa, prejudicando seu desenvolvimento e formação escolar.

Saúde

Por outro lado, o temor da pandemia e suas consequências elevam a pauta da saúde e dos cuidados necessários para se evitar o contágio da doença.

Enquanto isso

Em algumas regiões do estado, como na vizinha Vale do Aço, as aulas presenciais serão retomadas, seguindo protocolos sanitários. Afinal, escola também não é um serviço essencial?

Vacinação

Monlevade vai receber nova remessa de doses de vacinas na próxima semana. Ontem (28), o governo de Minas repassou para a GRS de Itabira 9.960 doses a serem distribuídas aos municípios da região. Somente após a vacinação dos profissionais de saúde e demais grupos prioritários, é que outros grupos serão imunizados.É momento de esperança.

Estreiam I

Vereadores de Monlevade

iniciam as reuniões semanais a partir da próxima quarta-feria (3). Oito deles estreiam no Legislativo, o que gera expectativas de como será o perfil da nova Câmara de João Moevade. O que se espera é muito trabalho, debates de conteúdo e política a favor dos cidadãos. Que cartilha do blá, blá, blá vazios fique de fora.

Estreiam II

A nova legislatura já começa com alguns temas delicados na pauta. O combate à Covid-19, o retorno às aulas, a flexibilização do comércio, o auxílio municipal, a ampliação do público a ser vacinado, o aumento no IPTU, o transporte público, as mudanças no trânsito, a Ponte Torta, a duplicação da BR-381... Melhor não mencionar tudo para não cansar os nobres parlamentares. Reuniões prometem!

Trânsito

O chefe do Setor de Trânsito e Transportes (Settran), José Jaime de Figueiredo Franco, apresentou aos vereadores um projeto de remodelação do trânsito em Carneirinhos. É o fim do malfadado Novo Centro, uma das mais desastrosas decisões da gestão de Simone Carvalho, alvo de críticas de motoristas, pedestres, comerciantes e políticos em João Monlevade.