Desde 1984
Coxia
23 de Dezembro de 2020
Coxia 2614

Agradecimento

A Notícia agradece ao Rotary Club, as mensagens de fim de ano em reconhecimento pela parceria na divulgação de ações e projetos da entidade. Feliz Natal e um ano novo cheio de boas ações e boas notícias. A Notícia também agradece as mensagens da Osasg Contabilidade e Senna Imóveis.  

Até quando?

Como acontece todos os anos, bastou pouco menos de uma hora de chuva intensa na última sexta-feira para a região central de Monlevade ficar, novamente, repleta de lama e com uma grande enxurrada, causando prejuízos e transtornos. Sem ações consistentes, planejamento e estratégias, tudo vai continuar como está, infelizmente. 

Covid

Apesar de recomendações diversas, muitas pessoas insistem em não usar máscara, provocando aglomerações na região comercial e aumentando ainda mais o número de casos em João Monlevade. Cabe a cada um fazer a sua parte. 

Segura a Onda

A campanha Segura a Onda, da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços (Acimon) em parceria com o Hospital Margarida, alerta para a importância do equilíbrio entre saúde e o desenvolvimento. Ninguém quer o comércio fechado e prejudicado, mas ninguém também quer o vírus adoecendo as pessoas e causando mortes.

Triste

Em Nova Era, três idosos faleceram no Lar Vicentino São José, acometidos pela Covid-19. A direção da entidade lamentou os óbitos e anunciou que todas as medidas de segurança e higiene foram tomadas. Mais um sinal de que é preciso levar a sério essa doença e tomar mais cuidados. 

Amepi

Reunião da Amepi realizada na última semana reuniu apenas três prefeitos e cinco representantes de Prefeituras. É um momento triste para a entidade que já foi uma das mais importantes do Estado e que ficou apagada nos últimos quatro anos, pelas mãos do seu presidente Léris Braga. Tempo de reescrever essa história.

Momento certo

Essa história pode ser retomada a partir de 2021 com a eleição e reeleição de prefeitos comprometidos com o desenvolvimento regional. Entre esses, o presidente eleito, Fernando Rolla, que presidiu a entidade entre 2013 e 2016. Ele terá a seu lado, os prefeitos eleitos de Itabira, Marco Antônio Lage (vice- presidente) e de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos (secretário). Agora, a missão é recolocar a Amepi em papel de destaque, de onde nunca devia ter saído.

Fora

Medalhões da Câmara Municipal ficam de fora a partir de 2021. Djalma Bastos (PSD), Pastor Carlinhos (PL), Vanderlei Miranda (PL), Guilherme Nasser (MDB) e Sinval Dias (PSDB) são muito conhecidos e deixam o Legislativo após mandatos consecutivos. 

Sem chances

Outros nomes que chegaram à Câmara pela primeira vez em 2016, não foram reeleitos em 2020. Claudio Cebolinha (DEM), Lelê do Fraga (DEM), Fábio da Silva (Cidadania) e Toninho Eletricista (PTB) (veterano que retornou) ficaram de fora. 

No governo

O também experiente ex-vereador Gentil Bicalho (PT), que voltou ao Legislativo em 2016, apesar de não ter sido reeleito para a Câmara, será o futuro assessor de governo do prefeito Laércio Ribeiro (PT) e poderá articular a gestão com o Legislativo. Gentil Bicalho também deve acumular a função de secretário de Esportes, cargo que já exerceu no passado. 

Saúde

O novo secretário de Saúde, Alysson Barcelos, agradou. Enfermeiro e com experiência de anos no Hospital, o nome dele, até o momento, foi bem aceito. Ele tem agora o desafio de cuidar da área da saúde em meio a uma pandemia. Sucesso!

Vice

O vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) deve assumir a secretaria de Planejamento. Ele é formado em administração e tem como meta, a arrecadação de recursos para o município, através de Ministérios e Secretarias Estaduais. Mas, segundo apurado, ele queria mesmo era a Secretaria de Obras, função que já exerceu e de grande visibilidade política. 

Settran

E o Setor de Trânsito e Transportes (Settran) voltará a ser comandado pelo engenheiro de trânsito José Jayme Figueiredo. Ele já chefiou a pasta em outras gestões e terá o desafio de reorganizar o trânsito da cidade, já que as mudanças feitas não agradaram. Chega de amadorismo.