Cotidiano
20 de abril de 2018

A vela do bolo

O sonho de José era ter uma grande festa de aniversário, e seus pais assalariados não podiam lhe proporcionar. Raras vezes, José era convidado para as festinhas de amigos nos luxuosos salões de festas da cidade e insistia no pedido. José era o caçula de três filhos, a rapinha do tacho. Os três foram criados em casa alugada, andando de ônibus e a pé. José sempre foi um menino muito esperto, ativo demais para a idade, e serelepe que só. Ainda com 6 anos, ele esperava pela festinha, que um dia viria.
Gilberto é filho único. Não gosta muito de conversa, tem poucos amigos e prefere o celular a qualquer outra companhia. Também com 6 anos, Gilberto sempre soprou suas velinhas rodeado de muito luxo e vários flashs. Seus pais, médicos renomados da cidade, fazem questão de que todos os familiares e amigos participem dos aniversários de Gilberto, por isso as festas são sempre enormes. Gilberto não gosta de muitos abraços e na festa fica sentado, com seu companheiro eletrônico nas mãos. Os pais de Gilberto fazem a social, agradecem os presentes e as presenças e no parabéns, sopram a vela, para ajudar o menino.
Os pais de José comemoraram seu 6º aniversário em casa, com bolo e guaraná. Meia dúzia de amigos, alguns tios e muito pé no chão e gritos de euforia. José agradeceu a bola, os carrinhos e as poucas roupas que ganhou. Ele terminou o dia satisfeito e disse aos pais que aquele tinha sido o melhor aniversário do mundo. O luxo dos melhores sentimentos foram a estrela daquela noite.
Gilberto nunca andou de ônibus. Estuda em escola particular, faz diversas atividades extra-curriculares e nunca jogou bola na rua. Gilberto não gosta de andar de bicicleta, nem no skate que ganhou aos 3 anos e nos patins, recém-chegados naquele quarto enorme. Gilberto é uma criança de pouco riso e sua maior satisfação é dormir abraçado com os pais. Sua alegria está naqueles momentos, raros e curtos. Gilberto não abriu os presentes naquela noite. O presente que ele esperava era se livrar daquela ausência. Na altura dos seus 6 anos.

() Gabriela Gomes é publicitária e responsável pelo setor comercial do jornal A Notícia.