Você está em Opinião / PONTO E VÍRGULA /
Ponto e Vírgula
13 de abril de 2018
Carlos Moreira é o Lula de Monlevade
O ex-prefeito de João Monlevade e atual mentor do governo da esposa, a prefeita eleita Simone Carvalho e o ex-presidente Lula têm muita coisa em comum. Praticamente, a principal diferença entre eles e a que mais chama a atenção, é que Moreira e Lula estão em pontas extremas do partidarismo político: um é PT e outro PSDB.
Tanto Moreira quanto Lula tiveram infância pobre. Ambos trabalham desde muito cedo e começaram sua vida política pela alta popularidade que possuíam. Enquanto o ex-presidente liderava multidões em eventos sindicais, Carlos Moreira comandava a maior audiência radiofônica da região, em seu programa matinal na Rádio Cultura. Ferrenhos opositores, Lula e Carlos Moreira atacavam os governos contrários a seus pensamentos e mobilizaram multidões. Ambos foram eleitos, após três tentativas de chegar ao poder. E ambos, praticamente na mesma época. Carlos Moreira se elegeu prefeito de João Monlevade em 2000 e Lula, presidente da República em 2002.
Lideranças natas, bons de garganta e campeões de votos, Moreira e Lula impuseram suas marcas em seus governos. Os dois, como tratores, trouxeram realizações e avanços “nunca antes vistos na história deste país e desta cidade”. Principalmente, nos setores populares: ampliação de universidades e programas sociais. Lula reforçou o Prouni e Moreira trouxe duas universidades públicas para João Monlevade. Na área social, os dois voltaram os olhares para os mais pobres, Lula ganhou o Brasil com o Fome Zero e o Bolsa Família e, Moreira, João Monlevade, com a construção do bairro Nova Monlevade. Ele ainda forneceu água de graça, implantou o ônibus da saúde, criou o Rota Escolar, entre outras coisas. Os dois foram reeleitos para o segundo mandato com folga e de forma indiscutível.
Seguindo a trilha da coincidência, os segundos mandatos deles foram menos iluminados. Só que Lula ampliou seu nome no exterior (Obama o chamou de o Cara, lembram?), enquanto Moreira se isolou em seu gabinete, perdendo aliados que sempre o acompanharam. Os dois saíram do governo com recordes históricos de aprovação popular acima de 80%. Lula ainda conseguiu eleger sua sucessora, a então ministra Dilma Roussef. Já Moreira, amargou a derrota de seu candidato a prefeito em 2008. Moreira convenceu o ex-vereador de oposição a seu grupo político, Dr. Railton, a se candidatar à Prefeitura, numa aposta arriscada e que lhe custou a eleição. Além disso, rompeu com a sua vice, Conceição Winter, a qual esperava receber seu apoio político.
Lula e Moreira também dividem a atenção do judiciário. Os dois enfrentaram diversos processos e começaram a cumprir pena na mesma semana. Lula é o primeiro ex-presidente da República condenado a reclusão e Carlos Moreira, o primeiro ex-prefeito de Monlevade condenado pela justiça criminal. Ele só não está detido porque sua pena foi revertida em serviços comunitários. Do contrário, também ficaria preso, por dois anos. A justiça vale para todos
Agora, uma diferença e a mais importante entre eles: O petista foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, além de ter recebido propina, entre essas, o tríplex do Guarujá. Já Moreira, após uma longa investigação, recebeu atestado do Ministério Público, de que não obteve enriquecimento ilícito em seus dois mandatos como prefeito. Ele foi condenado por improbidade administrativa por pagar festa de formatura da primeira turma da Ufop. Cada um tem o Lula que merece. E Carlos Moreira é o Lula de Monlevade.

() Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS