Ponto e Vírgula
16 de março de 2018

Aos campeões do 100 Melhores

Parabéns a todos os vencedores do 100 Melhores 2018 Vocês fazem parte de um seleto grupo, detentor das marcas mais lembradas pelos consumidores de João Monlevade. Já escrevi e escrevo de novo: O 100 Melhores é uma iniciativa que traz grandes resultados Não é apenas uma festa de homenagens com coquetel e baile para 600 pessoas, o que já é seria muita coisa. Mas trata-se de um prêmio que vai muito além disso. É uma rica iniciativa que envolve pesquisa de mercado, ações de publicidade, marketing, gera contatos, leads, interação e engajamento nas redes sociais.
A realização é uma das maiores vitrines de João Monlevade. O tempo de permanência do evento na mídia é de cerca de 130 dias, desde o início da pesquisa até a repercussão da premiação. Na semana seguinte à festa, ainda circula, junto à edição do jornal A Notícia, um caderno especial com histórico do evento, cobertura da premiação, fotos dos homenageados, anúncios e agradecimentos dos campeões. É um sucesso e a premiação é mais que merecida a quem vence.
Isso, porque essa é a única premiação do gênero realizada em João Monlevade que conta com pesquisa de opinião pública aferida a partir de uma metodologia para tal. Mais uma vez, a pesquisa de opinião foi realizada pelo parceiro DataMG Centro de Informação & Pesquisa entre os dias 26 de janeiro e 26 de fevereiro. Após coleta de dados, realizada na maioria dos bairros da cidade e também por levantamento, através do Facebook, foi apresentada uma amostra representativa da população de João Monlevade: 70% dos votos vieram da pesquisa online, com as opiniões de um público formado pelos maiores usuários da internet: mulheres e jovens com idades de 16 até 40 anos. Os outros 30%, traz a opinião de outro público, que não tem acesso ao facebook. Neste caso, homens e mulheres com idades acima de 50 anos. Essa parcela foi ouvida nas ruas de todas as regiões da cidade. Além de democrático, foi feito um retrato fiel do perfil consumidor monlevadense.
Quem conhece a força do 100 Melhores valoriza o prêmio e entende que a pesquisa gera informações valiosas de posicionamento de mercado. Sobretudo, do quanto a empresa tem sido lembrada pelos consumidores. Dentro da ótica competitiva da atualidade, só louco não se informa sobre isso. Portanto, mesmo quem não venceu, pode adquirir o relatório e tentar entender um pouco mais, de como sua marca é vista pelo cliente.
O prêmio ainda é atestado e conta com os valiosos apoios da Associação Comercial, Industrial e de Prestadores de Serviço de João Monlevade (Acimon) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Outro diferencial do 100 Melhores é que, em caso de não participação na festa, jamais o o prêmio é oferecido aos segundos ou terceiros colocados das categorias. Entendemos que o reconhecimento é da empresa vencedora e, portanto, a premiação é exclusiva. Esse é mais um motivo para as empresas participarem da festa de premiação, comemorando o reconhecimento de sua marca e aproveitando a oportunidade de celebrar junto a outros vencedores. Além de participar de um evento com as marcas mais fortes de João Monlevade. Não dá para ficar de fora.

() Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação