Espaço Livre
23 de fevereiro de 2018

Olhares - Ser grato

Dia desses, lendo comentários pelas redes sociais e conversando com uns amigos, eu percebi que, infelizmente, a gente não é grato pelas coisas que temos, muitas vezes mesmo quando nos acontecem coisas boas, procuramos apenas o lado negativo delas. Com tudo que tem acontecido nos últimos anos, tem sido difícil analisar os lados positivos da vida. Mas o que é essa sem altos e baixos?
A gratidão deveria ser transformada em algo diário, tragédias acontecem, infelizmente, mas tudo o que vivemos, deveria servir de exemplo. Nada acontece por acaso e, às vezes, por mais dolorido que seja, vale à pena ser grato e tentar enxergar o lado positivo diante das coisas. Existem momentos em que tudo o que precisamos é se esforçar para enxergar algo melhor.
Eu entendo, é difícil tentar ver o lado positivo das coisas quando vivemos num mundo onde as pessoas sempre fazem algo querendo retorno. Mas já pensou que a gente atrai aquilo o que a gente faz? É muito fácil reclamar que ninguém me quer bem quando eu não quero o bem de ninguém. Às vezes, fazer algo apenas por fazer é mais gratificante do que ficar se decepcionando com expectativas e atitudes por acreditar e querer sempre demais.
Sei que, algumas vezes, parece utópico agradecer pelas coisas que acontecem na vida, mesmo que elas estejam ruins, entretanto, isso faz nossa vida ficar mais colorida. Já pensou como a vida seria mais leve se ao invés de só reclamar, pudéssemos ser gratos também? E realmente agradecer ao universo o que temos. Talvez a vida, ultimamente, esteja difícil e os acontecimentos só servem para provar que passamos sim por crises, mas existem as pequenas coisas que mudam nosso dia a dia e atitudes que podem, sim, fazer a diferença. Então, que tal começar a agradecer agora?

() EDUARDA LUIZA é monlevadense, tem 18 anos e estuda artes e design na UFJF