Coxia
16 de fevereiro de 2018

Coxia edição 2376

Memória
Saudosistas, muitos monlevadenses preferem se lembrar dos antigos carnavais do Ideal, Grêmio, Social e Caça e Pesca. Mas, se existissem bailes nos clubes de hoje, será que esses teriam a mesma repercussão, o mesmo envolvimento e a mesma participação do passado? Há dúvidas se os memorialistas não têm é saudade de si mesmos, do tempo em que eram tão jovens.
Feliz 2019
Agora, após o carnaval, o ano começa oficialmente no Brasil. E para não perder tempo, é hora de fazer render os trabalhos até junho, quando teremos Copa do Mundo. Depois, em agosto, começa oficialmente a campanha eleitoral para presidente, governadores, deputados e senadores. Em outubro, tem eleição e, como novembro e dezembro passam num instante: Feliz 2019.
Facultativo
Prefeitura e Câmara Municipal estavam com ponto facultativo na segunda-feira (12) e na quarta-feira (14). Os trabalhos foram retomados ontem (15), com passos de formiga. Para valer mesmo, só na segunda-feira (19).
Limpeza
A coluna Casa da Mãe Joana desta semana é a cara do descaso com o patrimônio público. Entulhos formam um monte de lixo, que além de restos de varrição, também tem papel, plástico e afins, tudo jogado na primeira praça de Carneirinhos. Uma vergonha para uma cidade do porte de João Monlevade.
Pano para manga
Enquanto o presidente da Câmara de João Monlevade, Djalma Bastos (PSD), continua irredutível com a decisão de cortar o benefício do retorno de férias do funcionalismo do Legislativo, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público (Sintramon) anunciou que vai acionar na Justiça do Trabalho o direito adquirido pelos servidores. Pelo visto, vem queda de braço por aí. E pano para a manga.
Fraternidade
Ao contrário do que foi noticiado em matéria da página 7 desta edição, sobre a Campanha da Fraternidade 2018, a abertura da campanha será realizada no próximo domingo (18), às 8h, na Praça do Povo, e não ocorreu na Quarta-feira de Cinzas, como foi informado. Como a página citada já havia sido enviada para a gráfica quando a redação recebeu a informação correta, não houve forma de alterar a matéria. Fica a correção e a divulgação do evento.
Febre Amarela
De acordo com a coordenação da Vigilância em Saúde (Visa) de João Monlevade, não houve registros de casos confirmados ou suspeitos de febre amarela no município durante o feriado de carnaval. Uma boa notícia, que traz a esperança de que o pior possa ter passado, mas claro, todo cuidado é pouco e quem não se vacinou, deve procurar um posto de saúde e se orientar.
Sorriso
Referência em saúde bucal no passado, o Cresb amarga um dos piores momentos de sua história. Além da falta de materiais básicos como luvas, a autoclave (usada para a esterilização de equipamentos) continua estragada há quase um mês, o que prejudica o atendimento. O assunto não é novo, sinal de que é preciso mais atenção com a saúde bucal da cidade. Desse jeito, não vai dar para a população sorrir para a prefeita Simone Carvalho. Fica a dica