Coxia
26 de janeiro de 2018

Coxia 2371

Alerta

As cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais registraram, na última terça-feira (23), duas mortes, uma em cada cidade, por febre amarela. Os dois municípios têm outros óbitos a serem confirmadas as causas e estão em situação de emergência. Há um caso em Rio Piracicaba e outro em São Gonçalo e uma suspeita em João Monlevade. A situação é de alerta e os números em Minas Gerais assustam. A prevenção através da vacina ainda é o melhor remédio e todo cuidado é pouco. Com saúde não se brinca

Semelhanças

O ex-presidente Lula e o ex-prefeito Carlos Moreira, apesar dos opostos na política partidária, têm muito em comum: os dois começaram a vida pública com forte poder de comunicação e domínio das massas, são de origem humilde, vieram de pequenos lugarejos e saíram da vida pública com aprovação popular histórica. Moreira se tornou inelegível após enfrentar diversos processos judiciais. Lula, após a condenação nesta semana, também deve ficar fora das eleições deste ano e encerrar de vez a sua vida política. O ex-presidente só não tem mais a mulher para tentar eleger, assim como Moreira conseguiu. Coincidências?

Autonomia

Pessoa centrada, bem relacionada, ética e querida por muitos, a prefeita de João Monlevade, Simone Carvalho, quer o melhor para a cidade. Disso ninguém tem dúvidas. No entanto, precisa acertar o tom das decisões políticas de seu governo. A maioria dessas têm a cara e a identidade do marido Carlos Moreira. Basta olhar a nomeação dos diretores de escolas e as atitudes populistas, como zero reajuste no IPTU por dois anos seguidos. Simone sabe governar, porque tem expe-riência na área. Só está precisando ter mais autonomia.

Hospital

A adesão de Nova Era ao grupo de cidades que repassam recursos para o Hospital Margarida é uma boa notícia. A casa de saúde passa a receber, por mês, cerca de R$9 mil com a ajuda da cidade chefiada por Laura Carneiro. Com isso, praticamente todas as cidades que mais usam o hospital fazem a sua contri-buição: João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Nova Era. Mas pela importância e localização, outras cidades da região também deveriam ajudar. O Margarida é um patrimônio e referência em todo o Médio Piracicaba.

Folia

Apesar da crise financeira que assola os municípios Brasil afora, o que não é diferente no Médio Piracicaba, alguns municípios já anunciam seus carnavais e pré-carnavais na região. Os exemplos são João Monlevade, São José do Goiabal, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Alvinó-polis e Catas Altas. Bandas das famosas marchinhas, os tradicionais blocos e muitas outras atrações prometem agitar a região já neste fim de semana e no período da festa, entre 9 e 13 de fevereiro. Os tempos podem ser difíceis, mas sempre deve haver espaço para o lazer e a descontração trazidos pelo Carnaval.


Erramos
Na ultima edição, foi noticiado que o senhor Geraldo Vieria Pinto, o senhor Geraldinho, que completou 107 anos recentemente, trabalhou no Ulete Mota. Na verdade, ele nunca trabalhou lá, segundo informações de familiares. Pedimos desculpa pelo equívoco.