Você está em Opinião / PONTO E VÍRGULA /
Ponto e Vírgula
12 de janeiro de 2018
A Complexidade da Gestão Municipal

() Marcos Vinícius Cotta Ferreira – Interino



A administração pública se diferencia muito da administração privada, embora tenha como executar ações da área privada no setor público. Porém, a forma de implantá-las não é igual. O que diferencia um setor do outro, são as obrigações atribuídas a um prefeito ou prefeita, estas estabelecidas por lei, e que devem ser fiscalizadas pelos vereadores juntamente com os cidadãos.
Ao longo dos últimos anos, o cenário político, econômico e social tem sido complexo para os gestores municipais, uma vez que as demandas por serviços públicos têm aumentado e as receitas para custearem estes serviços não crescem na mesma proporção. Exemplos simples comprovam isso: famílias deixando de contratarem escolas particulares e planos de saúde, passando a usufruírem das creches e postos de saúde públicos, aumentando o custo desses serviços para o Poder Público.
Dessa forma, o Gestor Público tem de planejar para atender as demandas sem deixar a política de lado. Em português claro, cito algumas medidas necessárias ao gestor para executar com apoio dos cidadãos e dos vereadores: 1) Repensar todos os serviços que estão sendo custeados pelo poder público e ver quais podem ser cortados. 2) Reanálise do IPTU, pois sabemos que o valor venal dos imóveis não corresponde ao valor do mercado. 3) Cargos comissionados devem ser contratados conforme necessidade técnica e não política 4) Readequar os benefícios concedidos aos servidores públicos com a realidade do município. 5) Promover parcerias com empresas locais, visando cuidar do patrimônio público e das áreas de lazer.
Acredito ser necessário repensar as prioridades da gestão municipal, como manter a cidade 100% limpa e organizada ruas sem buracos postos de saúde sem filas, consultas imediatas transporte público rápido, barato e gratuito aos estudantes creche para todos conceder o aumento real aos servidores oferecer cultura e lazer à comunidade. Estas ações demandam muitos recursos, e a prefeitura atualmente não tem condições de desenvolver, caso não execute os 5 pontos mencionados acima. Todas elas impactam politicamente e podem prejudicar o governo caso sejam executadas sem diálogo e compreensão da comunidade e dos vereadores.
Sabemos que é necessário fazer acordos para manter a governabilidade e o poder, mas, esses acordos podem ser feitos sem prejudicar a gestão da máquina pública, respeitando os princípios e garantindo eficiência na prestação dos serviços.
Tendo em vista os aspectos observados concluímos que é complexo administrar uma cidade, mas, com diálogo, transparência, compreensão, apoio das entidades do município e da comunidade, todas as equipes de gestão das prefeituras vencerão os desafios.

() Marcos Vinícius Cotta Ferreira é monlevadense, formado em Administração Pública na Universidade
Federal de Lavras e atualmente é gerente na Secretaria de Gestão e Transparência da Prefeitura de Blumenau/SC
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS