Você está em Opinião / PAPO ABERTO /
Papo Aberto
1 de dezembro de 2017
Jornalismo com “J”
Para fazer jornalismo de verdade, com “J” maiúsculo, não bastam técnica, conhecimento, talento e criatividade. Também é imprescindível se ter coragem. Não julgo se possuo as primeiras qualificações citadas, cabe ao leitor e consumidor das minhas letras julgar, mas o tempero da coragem posso afirmar que nunca me faltou. O grande problema é que têm faltado todos esses aperitivos a muitos por aí.
Para mim, ou se faz jornalismo com “J” maiúsculo e com coragem, claro, com a necessária responsabilidade, ou se faz publicidade bajuladora, vendilhona, perfumaria barata para agradar uns e outros que se julgam poderosos, de um poder que não se sabe qual. E eu, definitivamente, não nasci para ser servo de poder estabelecido, mesmo que, muitas vezes, me sinta “ilhado” nesse caso.
E essa coragem, felizmente, não nasceu com a segurança e com o conforto das redes sociais atuais. Nada disso. Ela vem comigo há mais de 20 anos, quando nem se falava em “facebook’s” e tais, já que escrevo minha opinião leve ou ácida em jornais, revistas, sites, blogs, panfletos, pasquins e afins e porque não dizer, em meus três livros publicados e no quarto que vem por aí, muito antes das redes sociais. É, e não se engane, a literatura também pede coragem, e muita. Enfim, são mais de mil textos, entre verdades bobas ou pesadas e ficção bem humorada, baseada na dura realidade. Mas, posso afirmar, nenhum deles escrito sob o temor pela vaia ou sob a ânsia pelo aplauso. Afinal, para mim, quem escreve para agradar, desperdiça tinta e desagrada.
Mas a verdade é uma só, sem coragem e independência não se faz jornalismo sério. E ponto. E isso nada tem a ver em deter debaixo do braço a verdade absoluta ou ser o dono da razão em toda e qualquer situação. Para isso, precisamos mesmo é de não ter duas coisas: medo e telhado de vidro.
E mesmo que, às vezes, me sinta “ilhado”, essa é a minha verdade. Com “V” maiúsculo.

() LUIZ ERNESTO é jornalista, escritor e subeditor do A Notícia
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS