Você está em Opinião / PONTO E VÍRGULA /
Ponto e Vírgula
24 de novembro de 2017
PONTO E VÍRGULA - () Marcos Vinícius Ferreira - Interino
Movimentos fortalecem a boa política

É visto em todo o Brasil movimentos organizados por cidadãos visando influenciar as propostas dos governos municipais, estaduais e federal. Ao fazermos um breve relato histórico, podemos destacar as principais temáticas dos movimentos no Brasil: a Proclamação da República em 1922 o Golpe Militar em 1964 as Diretas Já em 1984 e o Impeachment do presidente Collor em 1992.
A partir de 2013, tivemos os movimentos que iniciaram com um formato diferente dos anteriores: constituído por jovens que prezam por melhores serviços públicos em todas as áreas e pela boa representação política nas Câmaras de Vereadores, Prefeituras, Assembleias Legislativas, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
Em 2013 tivemos como destaque o movimento chamado VEM PRA RUA que uniu em diversos estados brasileiros, cidadãos que não tinham filiação partidária nem protagonismo político e foram para as ruas protestarem por serviços públicos de qualidade.
A crise política e a falta de lideranças políticas estão movendo e incentivando jovens em todo o país a criarem movimentos que recuperem a fé na política e assim influenciarem nas candidaturas do próximo ano. Esses jovens são protagonistas em organizações não governamentais, realizam trabalhos voluntários e não ficam apenas reclamando nas redes sociais e nos bares da cidade.
Entre os diversos movimentos existentes no Brasil, destaco os principais: o ACREDITO o TRANSPARÊNCIA PARTIDÁRIA e o AtuAção. O movimento ACREDITO é liderado por pessoas que sonham e lutam por um novo congresso, com a cara do Brasil. Uma renovação de princípios, práticas e pessoas na nossa política. Renovação com uma prioridade: superar nossas profundas desigualdades, barreiras a um projeto de país mais estável, justo e desenvolvido.
O movimento TRANSPARÊNCIA PARTIDÁRIA é formado por especialistas, ativistas e cidadãos engajados em reformar os partidos brasileiros. Como propostas, eles querem a renovação constante no poder, publicação diária das contas dos partidos na internet, equivalência de recursos para eleições internas, Comitê de Ética obrigatório e que os partidos tenham Auditoria Contábil Externa.
Por último, mas não menos importante temos o Movimento AtuAção, liderado por estudantes e especialistas em Gestão Pública, que estão inseridos nos governos e contribuem diariamente pela melhoria dos serviços públicos. O objetivo principal desse movimento é inserir como pauta prioritária nos partidos políticos a qualificação da Gestão Pública e da Democracia. O Movimento AtuAção possui membros da Fundação João Pinheiro, da UFMG, da Universidade Federal de Lavras e de diversas outras Universidades do Brasil. Além disso, servidores públicos também integram o movimento.
João Monlevade possui cidadãos em condições de integrar a esses movimentos trazendo-os para nossa região e assim promover e ampliar a boa política. Precisamos inserir lideranças capazes de promover a mudança e prezar pela Gestão Pública, com novas temáticas e serviços que atendam as reais demandas da comunidade.

() Marcos Vinícius Ferreira é monlevadense, administrador público formado na Universidade Federal de Lavras
e Gerente de Transparência na Prefeitura de Blumenau (SC).
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS