Você está em Opinião / PAPO ABERTO /
Papo Aberto
15 de setembro de 2017
O futebol
Luiz Ernesto

Sem querer filosofar por essas linhas, até porque o tema não possui densidade filosófica, nem eu, dias atrás me peguei pensando como certas coisas marcam a nossa vida de forma muito forte.
Tudo nasceu em virtude de um evento esportivo e festivo do qual tive a felicidade de participar no último sábado, no campo do Real Esporte Clube. Em um jogo de futebol organizado pelos amigos desportistas Wellington Ventura e Milton Senna, reencontrei com companheiros da bola de tempos atrás, que vestiram as camisas da ACM, Real e do Unidos, nas décadas de 1980 e 1990.
Na ocasião, além da felicidade de jogar e de participar da confraternização, que também celebrou o aniversário de 40 anos do parceiro bom de bola Marcelinho “Biro-Biro”, tive a alegria de rever alguns bons amigos que não via há 20 anos. Coisas que, no meu caso, só o futebol poderia proporcionar. E essa é a questão.
Em dado momento, pensei em como certas coisas nos marcam de forma tão intensa, forte e viva, que mesmo passado tanto tempo, ainda nos movem e mexem conosco. Lá se vão tantos anos e, mesmo assim, as memórias da época do futebol continuam fortes. As amizades, por mais que não façam parte do nosso dia a dia, continuam lá, intocadas, e os papos e brincadeiras fluem normalmente, como se fossem diárias. O futebol sempre foi, para mim, mais que um esporte e lazer, mas uma paixão, que me acompanhou durante muitos anos, alimentando dias, épocas e sonhos. Bons tempos. Tempos que remetem a jogos, peladas, campeonatos e aventuras em uma Monlevade que não existe mais. Seja nos campinhos de terra, nas quadras de escolas, nos campos ou nos clubes. Tempos em que o futebol unia mais que hoje.
A prova é o encontro com um time de craques da bola e da amizade, como Erick “Lambão”, Zezinho “de Nova Lima”, Sizinaldo “Bomba”, Fabiano “Biscoito”, Cristiano “Jaú”, Reinaldo, Marcinho, Ratinho e muitos outros.
É o futebol.

Luiz Ernesto é jornalista, escritor e subeditor do A Notícia
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS