Você está em Opinião / PONTO E VÍRGULA /
Ponto e Vírgula
1 de setembro de 2017
Um Jean pós-moderno
ERIVELTON BRAZ

Um dos últimos desbravadores europeus do século XIX no Brasil, Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade, pioneiro e precurssor de nosso município, está na Internet, após 200 anos de sua chegada ao país. Para marcar o bicentenário da data, foi lançado na terça-feira (29), o projeto “Jean, a saga a história de um sonho”. A iniciativa reúne, em formato inédito, um videoclipe com imagens aéreas do município e uma canção, que nasceu a partir de um poema meu, musicado pelo cantor e compositor Marcos Martino. Além disso, o projeto conta com um Ebook, também inédito na região, que traz, a partir de um romance histórico, a trajetória de Jean de Monlevade no Brasil.
O livro é fruto do idealismo e visão futurista do jornalista e fundador do A Notícia, Márcio Passos. Em 2008, ele me propôs o desafio de contar por meio da ficção, os passos de Jean de Monlevade no Brasil. Eu cursava mestrado em Letras e topei a inciativa de pesquisar fatos históricos e escrever um romance, contando fatos da biografia e a jornada de Monlevade neste país, a fundação de uma das mais completas fábricas de ferro da província de Minas Gerais, até sua morte, em 1872. O livro não chegou a ser publicado, como era a intenção.
Porém, agora, ganha mais ações e todo o material está disponível gratuitamente na internet, como um presente para os monlevadenses que amam e acreditam nesta terra. O objetivo é que escolas, estudantes e todos os interessados em saber mais de nossa rica história, possam conhecer um pouco mais de nosso passado.
Porém, olhar o passado não é o suficiente. É preciso encarar o presente e vislumbrar o futuro. Isso, porque Jean de Monlevade deixou um legado a ser seguido. É importante não nos esquecermos disso. Afinal, somos herdeiros de um grande homem que deixou a França e mudou os rumos de nossa história.
O projeto só foi possível pelo apoio recebido de empresas e entidades: ArcelorMittal, Hipercomercial Monlevade, CDL, Real Esporte Clube, Prohetel e Rádio Alternativa, que toca a canção em sua grade de programação. A história de Jean de Monlevade está na internet e nas ondas do rádio. Sem fronteiras e para que todos tenham acesso. Está na pós-modernidade. Aproveitem à vontade. Valeu, Jean.

Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS