Você está em Opinião / PONTO E VÍRGULA /
Ponto e Vírgula
13 de abril de 2017
Liberdade de Expressão não é libertinagem
ERIVELTON BRAZ

“João tem uma amante. Afinal, ele é empresário bem-sucedido, dono de rede de hotéis. Aos 55 anos, é uma das maiores fortunas do estado. É claro que ele tem uma amante. Afinal, quem acredita que um cara como ele, vai ser fiel à esposa? Ainda mais aquela, sempre acima do peso. Com certeza João tem uma amante. soacho postooquequiser”. O trecho é ficcional. Mas bem que poderia ter sido retirado de postagens no Facebook que, assim como o exemplo, são igualmente irresponsáveis.
Na ânsia de usar e abusar da liberdade de expressão, muita gente tem excedido em suas publicações, levantam falso, atingem a moral de pessoas, instituições, sem qualquer pudor. Talvez pela falsa impressão de estarem protegidos por trás das telas de um smartphone. É um erro pensar que liberdade de expressão se confunda com a libertinagem de escrever o que bem entender, mesmo que seja um julgamento falso, uma acusação leviana ou uma suposição vazia de sentido.
O direito de se expressar não pode ser confundido com o direito à ofensa ou o levantamento irresponsável de apontar os dedos sem qualquer prova. É falta de caráter promover ofensas vãs a quem quer que seja. E a patrulha do Facebook adora a fiscalização. A quantidade de curtidas, comentários na base do fogo amigo ou mesmo opiniões, ainda mais distorcidas, a partir de uma mentira, pode causar estragos irreparáveis.
Em nome da incessante publicação do que se pensa, do desejo de opinar sobre tudo e todos, tem muita gente distorcendo o sentido verdadeiro de ter opinião. Em 17 anos de atuação como jornalista, de escritor de artigos na mídia impressa, nunca escrevi opinião que partisse para a ofensa pessoal. O que não significa que tenha escrito textos que desagradaram alguns. Aprendi lendo Voltaire, o valor e a grandeza de se respeitar opiniões contrárias. Elas são naturais e saudáveis para o desenvolvimento de ideias. O que não podemos aceitar nunca são as falsas, desonrosas e desconexas acusações a respeito de alguém ou algo, disfarçadas de opinião. O direito de se expressar não dá a liberdade suficiente para prejudicar quem quer que seja.
Em tempo: Hoje, A Notícia completa 33 anos de circulação ininterrupta. São 2.291 edições nesse período, sempre informando o leitor sobre o que acontece em João Monlevade e região. Fruto do idealismo e da coragem do jornalista Márcio Passos, que se aposentou das atividades à frente do veículo. A filha dele, Maria Cecília Ambrósio Passos, e eu, no comando do jornal, continuamos mantendo vivos o espírito crítico. Sempre publicando notícias com responsabilidade, em nome dos 83% de leitores que preferem ler o A Notícia.

ERIVELTON BRAZ é editor do A Notícia
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS