Desde 1984
Gabriela Gomes
12 de julho de 2019
82 acordes musicais

Nessa semana meu avô Plínio Carneiro completou 82 anos. Nascido e criado em Dom Silvério, trabalha até hoje como forjador, mesmo após sua aposentadoria. Faz questão de ir a oficina, pelo menos uma vez ao dia, nem que seja para amolar uma faca ou uma navalha. O trabalho é o combustível para sua vida, ao lado da música, que é sua segunda paixão.
Conhecido como mestre Plínio, ele é referência sobre violão em Dom Silvério, e coleciona admiradores nas cidades por onde já tocou. Com suas imensas mãos, calejadas pelo calor da forja, ele consegue extrair sons singulares, acordes e solados que emocionam as pessoas.
De fala curta, porém de muita sabedoria, meu avô tem sempre uma boa anedota ou história engraçada para compartilhar. Como cresci ouvindo seus conselhos, seu exemplo é um dos meus guias para a vida. A afeição, o carinho e a postura correta e distinta fazem do meu avô um ser iluminado, que ao tocar os seus acordes nutre o ambiente e as pessoas com sua luz.
Manso de ação e de coração, criou quatro filhos de sangue e outros quatro filhos de consideração, ao lado da minha avó Maria dos Reis, com quem divide a vida há 55 anos. Ele gosta da casa cheia, da mesa farta e de frango assado no almoço de domingo.
Ele aprecia boa música, e de ouvido pega os tons das canções com facilidade. Em suas serenatas e serestas, embala os casais apaixonados. Dedicado ao coral da igreja, toca em todas as ocasiões em que é convidado, e faz questão de participar ativamente das apresentações na tradicional Quinzena de Agosto.
Plínio é um homem particularmente especial para mim. Minha referência como pai, como avô, como marido, como amigo e como mestre. Nunca o vi gritar, nem se irritar, nem ao menos esbravejar com alguém. Tenho a alegria de sentar ao seu lado e ouvir cada novo conselho, às vezes as mesmas histórias contadas de uma forma diferente, com um aprendizado a acrescentar.
Meu avô é meu mestre, e espero que ele viva ao menos mais uns 82 anos. Acho que até agora, aprendi pouco e ele ainda tem muito ainda o que me ensinar. Parabéns vô Plínio

() Gabriela Gomes é publicitária e representante comercial do Jornal A Notícia