Desde 1984
PontoeVirgula
17 de maio de 2019
Monlevade viva
O Projeto Viva Monlevade, encabeçado pela Associação Comercial, Industrial e de Prestadores de Serviço (Acimon), por meio do Comitê Permanente de Desenvolvimento (CP10) é um dos maiores acontecimentos dos últimos tempos em João Monlevade. Por cinco dias, a iniciativa realizará mais de trinta ações, a partir da próxima segunda-feira (20), envolvendo vários segmentos da sociedade em defesa de uma cidade viva. A intenção é congregar ideias, debates e promoções culturais, que coloquem o município em evidência.
Com a proposta, João Monlevade recebe capacitação, palestras, apresentações culturais e ações de desenvolvimento social e econômico. Mas, talvez, o mais importante do Viva Monlevade seja o seu caráter plural e contínuo. E essa semente pode gerar muitos frutos futuros. Interessante que os resultados do Viva Monlevade sejam registrados em um dossiê, documento que fortalece o debate e amplia as chances de crescimento do projeto para os próximos anos.
Empreendedores e visionários costumam dizer que, “o feito é melhor que o perfeito”. Traduzindo, sempre é melhor dar o primeiro passo a não dar nenhum. O Viva Monlevade é a concretização de um movimento social, cultural e diverso, que ajuda a refletir a cidade que temos e a cidade que queremos. O caráter da iniciativa é mais tirar João Monlevade da inércia e da reclamação de que nada acontece nesta cidade.
Está na hora de João Monlevade e os monlevadenses retomarem as rédeas do desenvolvimento. Fóruns, festivais, debates e o cumprimento de agendas progressistas são alguns dos caminhos para promover mais autonomia e mais dinamismo para João Monlevade. E, claro, que essas ações precisam da parceria e do envolvimento com o poder público. Mas, com a convicção de que ele não pode ser o único motor para as mudanças desejadas.
A boa política passa por ações coletivas. E o trabalho de todos é fundamental neste contexto. Por isso, é importante que interessados em promover esse desenvolvimento da cidade, participem do CP10 e de suas câmaras temáticas, nas reuniões realizadas na Acimon. Não existe trabalho de sucesso feito a sós. Afinal, um mais um é sempre mais que dois. E que bom que Monlevade está viva.

() Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação