Ponto e Vírgula
3 de maio de 2019

Areão precisa se tornar um parque

Mais um grande show foi realizado em João Monlevade nesta semana no adaptado e inadequado parque do Areão. Criado na gestão do ex-prefeito Carlos Moreira, nenhum prefeito se interessou ou teve capacidade política para terminar a área de fato, localizada entre os bairros de Lourdes e Satélite. A bem da verdade, é que o “Parque do Areão” não existe.
Trata-se de um espaço interessante com capacidade para cerca de 20 mil pessoas e que tinha tudo para se tornar um bom local de festas em João Monlevade. Chão de terra batida, acessos ruins, mal iluminados, inacabados e estrutura precária, não condizem com o que Monlevade merece.
Promotores e produtores de eventos merecem todos os aplausos e o reconhecimento por empreenderem na área do lazer com a coragem de trazer artistas de renome nacional para se apresentar na cidade. Justamente por isso, mereciam mais respeito do poder público, com uma área de eventos decente e, minimamente, confortável para o público.
Além da área de eventos, o Parque do Areão também precisa se consolidar como tal. É um espaço nobre e que foi salvo da degradação ambiental nos anos de 1980. Ali merecia um belo projeto paisagístico, com trilhas, local para piquenique e prática de atividades ambientais. A cidade merece.
Passou da hora do local receber um projeto sério e de qualidade, a ser apresentado a parceiros, empresas da cidade e da região, para dar ao município, um legítimo parque municipal. A iniciativa poderia reunir a Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade, através do Comitê Permanente de Desenvolvimento (CP10), ArcelorMittal, Vale e demais empresas que defendem a política ambiental como bandeira. É importante tirar do papel ideias e projetar Monlevade como a cidade que queremos e merecemos.
Não pode ser tão difícil desenvolver as ações e dar a Monlevade um parque de eventos decente. Cidades menores, como Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Domingos do Prata e Rio Casca, por exemplo, têm seus parques organizados e em pleno funcionamento. O que falta a João Monlevade para finalizar o parque do Areão?

() Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação