Desde 1984
Coxia
26 de abril de 2019
coxia 2495
Aniversário
Monlevade completa 55 anos e a prefeita Simone Carvalho (PSDB) anuncia, para a próxima semana, o lançamento do Programa Remédio em Casa, uma das promessas de campanha. Também na saúde, a prefeita anuncia a inauguração da UBS do Cidade Nova, tão esperada pela população. As notícias acendem a esperança de melhorias no setor.

Novo Posto
Falando em saúde, na semana passada, a prefeita anunciou protocolo do projeto de um Posto 24h a ser implantado no Novo Cruzeiro, junto à Gerência Regional de Saúde (GRS) em Itabira. O custo será de cerca de R$1,5 milhão.

ETE

Enfim, João Monlevade vai colocar em funcionamento a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cruzeiro Celeste. Após 11 anos de espera, 20% do esgoto municipal começa a ser tratado, conforme exige a Legislação Ambiental. Ganha o município e o meio ambiente. Resta lembrar que foi iniciada ainda no governo Prandini, mas só foi inaugurada agora.

Doação de livros
A Banca do Zé Maria, na Praça Sete de Setembro, em Carneirinhos, realiza uma campanha de arrecadação de livros a serem doados para a Biblioteca do Hospital Margarida. De acordo com Zé Maria, proprietário da banca, as pessoas podem doar livros de qualquer gênero literário, exceto enciclopédias, que podem ser deixados no local. Mais uma boa iniciativa na área cultural em nossa cidade. Vale participar.

Horário
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Monlevade, o comércio da cidade ficará aberto amanhã (27) com horário estendido até às 14h. Já na segunda-feira (29) e na quarta-feira (1º), as lojas seguem fechadas em virtude do feriado do aniversário da cidade e do Dia do Trabalho. Na terça-feira (30), o funcionamento é em horário normal.

Racha
E nos bastidores da política monlevadense é cada vez mais forte os rumores de que o Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade está "rachado", com clara divisão entre os correligionários do vereador Belmar Diniz e do colega Gentil Bicalho. O último fato que fortaleceu o boato foi o posicionamento do partido em relação à agressão sofrida por Belmar no plenário, vinda do líder do governo, Sinval Jacinto Dias (PSDB). De acordo com Belmar, a atitude do partido foi "aquém" do esperado por ele.

Militância
Além disso, uma liderança do partido, a ex-vereadora Filinha Fernandes, teceu duras críticas à legenda pelo pouco apoio dado a Belmar depois do episódio, salientando que, em outros tempos, membros da legenda iriam lotar as dependências da Câmara e se manifestar, solicitando a cassação do mandato do tucano, inclusive, com a presença de lideranças estaduais e até nacionais. Os tempos mudaram.

Tucano bravo
E a vítima da vez, dos ataques do vereador Sinval Dias, foi o jornalista Heverton Elias, editor do jornal Diário do Vale. Utilizando a tribuna da Câmara na última quarta-feira (24), Sinval criticou a condução de uma matéria do veículo e classificou o jornal de "petista", citando nominalmente o repórter e afirmando que é perseguido pelo profissional. Ele ainda se disse injustiçado e citou Jesus Cristo... Essa é mais uma polêmica envolvendo o tucano, que, dias atrás, agrediu o colega Belmar Diniz quando este usava a tribuna do Legislativo. Pelo visto, nesse caso, a experiência não está sendo acompanhada pela serenidade e bom diálogo, tão essenciais ao cargo.

Marcha
Quatro vereadores de João Monlevade estiveram nessa semana em Brasília para o evento Marcha dos Vereadores, realizado anualmente na capital federal. Toninho Eletricista (PHS), Fábio da Prohetel (PP), Rael Alves (MDB) e Cláudio Cebolinha (PTB). Alguns deles postaram fotos e textos sobre a viagem, que, segundo os parlamentares, foi proveitosa. A população realmente espera que eles voltem cheios de ideias e projetos interessantes para a cidade e que a viagem tenha sido, de fato, produtiva.