Coxia
18 de abril de 2019

Coxia 2493

35 Anos
A Notícia agradece as centenas de manifestações recebidas nos últimos dias pelos 35 anos do jornal e credita todos os méritos aos seus funcionários, colaboradores, anunciantes e assinantes.

Feriadão
Temos um fim de semana prolongado agora com a Sexta-Feira Santa, mas feriadão mesmo começa no fim da próxima semana. Dia 29, segunda, é aniversário de Monlevade e Bela Vista e, na quarta, dia 1º, Dia do Trabalhador. É folga pra ninguém reclamar.

Clamor popular
Independente da justificativa do juiz (se é que vai ter) e do indiscutível direito de todo cidadão ser respeitado, inclusive pelas autoridades, o que fica de lição neste episódio é a força do clamor popular nas redes sociais. Provocou mobilização no Estado e fora dele. Que sirva de lição para todos nós.

Supermercado

Que crise que nada. O MinasMart constrói um enorme supermercado em Itabira, na saída para Monlevade, e o Hiper Comercial vai transferir sua unidade da Getúlio Vargas para a sede da Embratter Automóveis na Wilson Alvarenga. Enquanto isso a Indiana/Barros vem chegando aí.

Eleição
Quem acha que está longe pode dormir no ponto e ver a banda passar. Faltam apenas 17 meses para as eleições municipais do ano que vem. Pode parecer muito para quem tem voto sobrando, mas como isto não existe, seria bom os pré-candidatos colocarem os pés na estrada.

Reajuste
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de João Monlevade (Sintramon), Isaura Tereza Bicalho, uma assembleia será marcada pela entidade na semana que vem para que os trabalhadores possam discutir qual será o próximo passo da categoria em relação ao Acordo Coletivo de 2019.

Próximos capítulos
Na última reunião realizada entre o Sintramon e a Prefeitura, ocorrida na quinta-feira da semana passada (11), a administração manteve-se irredutível e alegou não haver condições de oferecer qualquer reajuste salarial nesse ano, mantendo o 0% de aumento. Mais queda de braço? Mais reivindicação? Manifestações? Greve? Vamos ver o que vem por aí, já que o 0% ainda deve dar pano para a manga.

Muralha da China
A mineradora Vale anunciou, dias atrás, a construção de um muro faraônico e de gigantescas dimensões na barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais. De acordo com as informações, a obra de contenção terá 35 metros de altura, 5 de fundação e 10 de espessura, com um total de 400 metros de extensão. A pergunta que fica é: ciente que é dos riscos que uma barragem pode oferecer, em caso de rompimento, porque a empresa não realizou o investimento em Mariana e Brumadinho e evitou tantas mortes? Vai entender.

Devolução
Entre os ex-vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo, que terão que devolver recursos aos cofres públicos, está Luzimar da Fonseca, o Buzica. Ele tenta, há anos, eleger-se prefeito e era um dos nomes fortes da oposição para o próximo pleito. Será que continua firme até o ano que vem?

Médico
A Prefeitura de João Monlevade publicou edital de processo seletivo simplificado para a contratação de um médico, para o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A remuneração é de R$13.667,97, com jornada de 40 horas semanais. O contrato temporário busca substituir médica que está em licença maternidade. Médicos aprovados no último concurso foram convocados para preencher a vaga, mas nenhum respondeu à convocação.

Ética
O presidente da Câmara, Leles Pontes, instaurou Comissão de Ética para averiguar excessos no plenário, como o ocorrido na semana passada. Atitude acertada para manter a ordem em dia e os ânimos controlados. Guilherme Nasser, Cláudio Cebolinha e Toninho Eletricista terão a missão de avaliar o comportamento dos seus pares.