Editorial
5 de abril de 2019

Mudança importante

Matéria dessa edição do A Notícia traz a informação de que o deputado Tito Torres articula a mudança da Uemg para o prédio do Cesec, antigo Vicente Paula Neves, no Santa Bárbara. A medida é urgente devido às condições precárias dos prédios da universidade no bairro Baú. Tito defende o legado do pai, Mauri Torres, e do seu grupo político, que trouxeram a Faculdade de Engenharia para o município.
Está certo, como único deputado da região, defender os interesses da comunidade. O poder público precisa cuidar melhor de suas instituições para evitar o sucateamento do ensino universitário gratuito e de qualidade.
No futuro, o novo local tem espaço para abrigar outros prédios e tornar-se um legítimo campus, para os mais de 1200 alunos, distribuídos em quatro faculdades de engenharia. Também, a mudança tiraria da frente do cemitério e de trás do presídio, uma instituição que produz conhecimento e ciência. O acesso também é mais facilitado. A mudança visa melhorar as condições de atendimento aos alunos e a qualidade das aulas. Mais um ponto positivo para João Monlevade.
A cidade é um dos maiores polos educacionais e universitários da região e precisa oferecer condições dignas para os estudantes buscarem seus conhecimentos. A ação do deputado Tito, em parceria com a administração atual, com professores e engenheiros engajados e com o ex-presidente da Amepi, Fernando Rolla, é o primeiro passo para o poder público dar mais atenção à Uemg, tão abandonada. Afinal, não se pode deixar de planejar ações que viabilizem estruturas melhores para os estudantes.