Desde 1984
PontoeVirgula
22 de março de 2019
As águas vão rolar
Após a retirada da pré-candidatura e desistência de Railton Franklin (PDT) ao cargo majoritário nas próximas eleições, uma avenida se abre na oposição em João Monlevade. Laércio Ribeiro e Belmar Diniz colocaram seus nomes para a legenda e disputam a preferência dos petistas. O vereador e filho do ex-prefeito Leonardo Diniz afirma que não quer mais saber de Câmara e que vai lutar para vencer as eleições. Para tanto, fala em até convidar o colega Thiago Titó, do PDT, para formar uma chapa à Prefeitura. Será que emplaca?
Outro nome que pode surpreender é Guilherme Nasser, que está descontente com o grupo da prefeita e tem se mostrado mais independente na Câmara. Assim como Belmar, Nasser está em seu terceiro mandato e almeja outros ares. Para tanto, procura espaço e a desistência de Railton pode ser uma janela para ele.
Djalma Bastos tem ligação com o grupo da prefeita e já anunciou que se a prefeita Simone não se candidatar, ele coloca seu nome para disputar o cargo. Também há o nome de Danilo do Fraga, que quase foi candidato na última eleição e que pode aparecer novamente. Outros nomes pipocam como o do professor Werton Santos e do empresário Elgen Machado (Machadão). Até quem não está na política, como o engenheiro e professor Eduardo Quaresma, tem o nome cotado como possível prefeitável.
Para a Câmara, a intenção do atual governo é fortalecer a sua base. Fontes asseguram as pré-candidaturas a vereador de secretários municipais e de outros nomes da atual administração, como Andrea Peixoto (Saúde), Brenno Lima (Settran), Teotino Damasceno (Educação), Dedé Magal (Garagem), Carlos Gomes (Comunicação), Liniker Leandro (Faz Dançar), Doró da Saúde, Tuquinho do Povo e até da diretora do Centro Educacional, a professora Silvana Hosken. Em política, tudo é possível e até alianças, hoje inimagináveis, podem tornar-se realidade. Ninguém confirma nada, até porque, muita água precisa rolar debaixo da ponte até o período eleitoral.

() Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação