Seu Direito
15 de março de 2019

Planejamento Previdenciário

Planejamento previdenciário é o estudo do histórico de tempo de serviço, da idade e das contribuições previdenciárias que o segurado possui com os diversos Regimes de Previdência, além da análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, os salários de contribuição e a legislação aplicada ao caso específico. Hoje, sem um planejamento previdenciário, fica difícil alcançar o que se espera: uma aposentadoria digna e em conformidade com o trabalho de toda uma vida.
Mas não basta apenas sonhar com a aposentadoria sem ter as informações necessárias para planejá-la. Esse tipo de planejamento é feito por um profissional, advogado especialista em previdência. Assim, com os resultados apurados, o profissional terá condições de realizar projeções futuras para orientar o segurado acerca das possibilidades de aposentadoria que possui e qual lhe será mais vantajosa. Resumindo, o planejamento previdenciário é a análise da situação do segurado na busca pelo melhor benefício e em menor tempo possível.
O Planejamento previdenciário é muito importante para quem já está próximo da aposentadoria, pois o estudo serve como base de segurança para que o segurado tenha informações sobre seus direitos e para os mais jovens que, por outro lado, poderão utilizá-lo no planejamento estratégico e subsídio para a tomada de decisões futuras, evitando desperdícios e prejuízos desnecessários. Com a iminência de uma Reforma da Previdência, o Planejamento previdenciário será ainda mais útil, pois de acordo com o projeto enviado pelo governo, muitas serão as mudanças e também as regras de transição. Portanto, para aqueles que estejam na iminência de se aposentarem, é importante pensar e planejar como será o processo.
O projeto de Reforma da previdência já está em análise na Câmara dos Deputados e esse é o melhor momento para a população se informar sobre as mudanças propostas. Pensando nisso, fui convidada por um grupo de mulheres que se organizaram para debater esse tema tão importante e impactante para todos nós. O debate acontecerá hoje, no salão do Sindicato dos Metalúrgicos, às 19:00. Estão todos convidados.

() RENATA CELY FRIAS é advogada em João Monlevade e região e especialista em Direito Previdenciário. renatacely@yahoo.com.br