Interesse Público
1 de março de 2019

Oportunidade inédita

O Consórcio Multissetorial (Consmepi), localizado na Associação dos Municípios da Região do Médio Rio Piracicaba (Amepi), ,lançará, no dia 11 de março, processo seletivo para selecionar seu Secretário-Executivo. Essa é a primeira vez, na região, que surge uma oportunidade como essa: processo seletivo para cargo de livre nomeação.
Esse é o caminho para a profissionalização da gestão pública e melhoria, de fato, dos serviços públicos. As demandas da sociedade são complexas – e as soluções, além de demoradas - requerem constantes discussões, busca por recursos, definição de métodos, controle e avaliação dos resultados. Nesse sentido, os servidores públicos necessitam de constantes treinamentos para desenvolverem projetos e políticas que contribuam com os arranjos institucionais a fim de construir uma sociedade mais igualitária.
A Amepi e o Consmepi têm papel fundamental em contribuir com o desenvolvimento de nossa região, ainda mais neste momento de crise financeira. Mas para atender as deficiências dos municípios e elaborar projetos para o Desenvolvimento Econômico, Social e Político do Médio Piracicaba, é necessário que seu corpo técnico seja qualificado. Assim, pode-se afirmar que a decisão do presidente Lerís Braga, em realizar o processo seletivo, foi assertiva para o bom desempenho dessas instituições.
O Consórcio, criado em 2014, é uma importante alternativa aos municípios para a oferta de serviços públicos, como na área de iluminação pública, por exemplo. Por ser multissetorial, a tendência é que o Consórcio oferte diversos serviços compartilhados, haja vista a reunião de esforços, principalmente dos pequenos Municípios desprovidos de recursos para a elaboração de políticas econômicas/sociais, visando o desenvolvimento local e regional.
É visto em todo o país, que os consórcios públicos constituem importante meio de concretização do federalismo cooperativo, sendo importante instrumento de implementação de políticas públicas mais eficientes. E para seguir essa tendência, o edital do Processo Seletivo detalha os critérios e o perfil desejado: o(a) candidato(a) deve possuir experiência em cargos de liderança conhecimento do poder público visão estratégica de desenvolvimento local e regional capacidade de inovação e gestão para cidades inteligentes facilidade de promover resultados de alta performance capacidade decisória e protagonismo. Além disso, o(a) profissional deve possuir curso de graduação em administração, economia, direito, ciências contábeis ou cursos do Campo de Públicas.
O edital já está disponível no site www.amepi.org.br e as inscrições serão acompanhadas por um Comitê de Seleção instituído pelo Presidente do Consórcio. Que sejam muitos os candidatos, e que o(a) escolhido(a) tenha êxito em frente a este grande desafio.

() Marcos Vinícius Ferreira é monlevadense, administrador público e diretor na Novos Governos Consultoria e Assessoria.