Coxia
21 de dezembro de 2018

Coxia 2463

Boas festas

O jornal A Notícia agradece as mensagens recebidas de fim de ano e deseja a todos um feliz Natal e ótimo Ano Novo: Vereadores de João Monlevade, Rotary Club, Sindi-Mon Metal, Wir Caetano, Prohetel Projetos e Construções, Toninho Nardy Eventos, Osasg Contabilidade, Senna Imóveis e Sistema Fiemg.

A regra é clara

Em sua última edição, A Notícia escorregou feio na Língua Portuguesa. “Há 10 dias do Natal, 13º não está definido” estava lá, grafado na manchete principal da capa. A regra é clara: a letra A é também usada para indicar tempo futuro. Já o Há, com h, registra o tempo passado. “A dez dias do Natal...” é a forma correta. Gafe para fazer Rui Barbosa revirar-se no túmulo e corar o rosto de professores de Português e todos os amantes da “última flor do Lácio, inculta e bela”. Pedimos desculpas pelo erro grosseiro.

Horário CDL

O horário de funcionamento do comércio de João Monlevade na próxima segunda-feira (24) será das 9h às 20h, e não até às 21h, como noticiado na matéria da página 9. Oportunidades não faltam para presentear familiares e amigos. A CDL estima aumento de 9% nas vendas neste Natal e tem muito comerciante que apostou nisso, caprichando nas vitrines, nas ofertas e o que é melhor, na qualidade dos produtos.

Experiência

O vereador Sinval Dias (PSDB) mostrou que a experiência dele de 22 anos como vereador não é à toa. Ele travou uma emenda do petista Gentil Bicalho e que foi assinada por 13 vereadores, questionando a legalidade da medida que pode retirar R$1,5 milhão do orçamento do próximo ano para pagamento de escrituras de casas de 800 famílias carentes. A questão ganhou conotação política e envolveu quase todos os parlamentares. Só que Sinval, sempre atento na defesa do governo, dessa vez marcou um golaço. O assunto será avaliado na próxima semana, pela Comissão de Legislação e Justiça.
Economia

No momento de crise financeira e dificuldade de todos os municípios, qualquer economia é bem-vinda. Ainda mais que nenhum morador será prejudicado ou perderá o direito de moradia, se receber a documentação de suas casas ao longo dos próximos quatro anos, conforme previsto no Plano Plurianual (PPA), que rege o orçamento municipal. Vamos ver como fica a questão na próxima semana.

De saída

Segundo conversas de bastidores, a chefe de gabinete da prefeita Simone Carvalho (PSDB), Shirley Marques, deixa o cargo no próximo ano. Ainda não está definido o nome de quem assume o comando do gabinete da chefe do Executivo. Os motivos também não foram divulgados.

Ponto

Depois de um ano, a Prefeitura mandou instalar dois abrigos onde funcionou o ponto de ônibus improvisado, depois que ele saiu da Praça Domingos Silvério. Agora, comerciantes estão revoltados porque as estruturas tamparam a frente de duas lojas e diminuíram o espaço entre o passeio e a rua. O dono do ponto comercial já avisou que vai processar o município...

Polêmica

E a polêmica deve continuar porque o chefe do Settran, Brenno Lima, afirma, em alto e bom som e para quem quiser ouvir, que o local é aquele e ponto final. Depois de desavenças com vereadores de oposição, deve vir agora, briga com a CDL e comerciantes. Será que vale a pena o desgaste para o governo da prefeita Simone?

Nova Câmara

Após seis anos no comando do Legislativo de São Gonçalo, Luciana Bicalho deixa a presidência. Ela é cotadíssima para disputar as eleições de 2020 como prefeita. Hoje (21), a Câmara do município vai definir a nova mesa diretora para o biênio 2019/2020. Até o fechamento desta edição, apenas uma chapa havia sido registrada. Ela é composta por: Flávio Silva de Oliveira (presidente), Ailton de Figueiredo Neves (vice) e Marcos Antônio Bicalho (secretário). Outros vereadores podem registrar a candidatura até o momento da reunião.