Editorial
11 de outubro de 2018

Comprar do pequeno

A prefeita Simone Carvalho (PSDB) pode ganhar o primeiro prêmio do seu mandato. Conferido pelo Sebrae, o título de “Prefeito Empreendedor” não é apenas um troféu para ser colocado na prateleira do gabinete. É o reconhecimento de práticas importantes para valorizar iniciativas da própria cidade. A prefeitura de João Monlevade concorre na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, porque compra de produtores ou lojistas do próprio município.
Segundo especialistas, com receita na casa de R$200 milhões, o município pode investir cerca de R$80 milhões em compras locais. É muito dinheiro que a Prefeitura deixa na cidade, incentivando o comércio e valorizando os produtores, lojistas e comerciantes locais.
Porém, de acordo com informações, ainda falta mais conhecimento e capacitação dos empresários locais para participarem de licitações. É preciso, sobretudo, formalizar e profissionalizar a gestão dos negócios para estarem aptos a concorrerem em pregões. Todo mundo ganha quando o município compra do empresário local. A economia municipal agradece.