Desde 1984
Geral
08 de Dezembro de 2023
Afinal, 8 de dezembro é feriado em João Monlevade?

Em todos os anos, o dia da padroeira suscita dúvidas: é feriado ou não na cidade? Apesar de ser dedicado a oração e devoção para muitos monlevadenses, devido ao dia de Nossa Senhora da Conceição, a data acaba por não ser, na prática, um feriado em João Monlevade. 
As repartições públicas e algumas empresas suspendem o trabalho, mas boa parte do comércio abre as portas normalmente. O frei Paulo Roberto Gomes, o Frei Paulinho, relata que procurou saber a situação para o planejamento das festividades. O religioso descobriu que o dia 8 de dezembro foi instituído como feriado municipal em 1986. 
Para o sacerdote, o ideal seria que o feriado fosse plenamente cumprido, o que possibilitaria mais atrações, como espetáculos musicais, que movimentariam a sociedade e a própria economia, através do turismo religioso. 

Lojistas 

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Monlevade, Luiz Carlos Valente, enfatiza que a abertura do comércio no dia 8 de dezembro foi solicitada pela classe e está prevista no acordo firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Itabira e Região e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio). 
Luiz Valente argumenta que vários segmentos abrem as portas, como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, padarias, lanchonetes, restaurantes e bares, pois os eventos religiosos são realizados apenas à noite: “Mas isso não impede que o comerciante guarde o dia santo”, afirma.