Hoje, 20 de novembro, comemora-se em todo o país o Dia da Consciência Negra e também o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. A data é mais uma oportunidade para chamar atenção para a importância da igualdade racial. Para celebrar,a Associação Monlevadense de Afrodescendentes Amad, promove na Câmara Municipal, o evento Persistir, Resisistir e não Desisitir, a partir das 18h .
Em 1.260 cidades e seis estados do Brasil, a data é feriado. São eles Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Os vereadores de João Monlevade também aprovaram o dia como feriado em votação de primeiro turno. A matéria segue para segunda votação nesta semana e, após sanção do prefeito, pode ser feriado municipal, a partir do ano que vem.
O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011. A data é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão. Por isso, em todo o país, se fazem celebrações em torno da data e também ao longo do mês de novembro, que é considerado o mês da Consciência Negra.
Segundo a Fundação Cultural Palmares, instituição pública brasileira vinculada ao Ministério da Cultura do país, o Dia da Consciência Negra é fundamental para “refletir sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade”, como informa seu site oficial. “A Consciência Negra simboliza o entendimento que, sobretudo, as pessoas negras possuem sobre o valor da sua cultura e a importância de se reconhecerem como indivíduos que possuem direitos, como qualquer outro. Dessa forma, a busca pela justiça e igualdade se tornou uma luta mais que necessária para essas pessoas”, completa o órgão institucional.