Desde 1984
Polícia
17 de Novembro de 2023
Com onda de calor, chefe dos Bombeiros alerta para cuidados contra afogamentos

O forte e contínuo calor dos últimos dias é um convite para nadar e mergulhar nas cachoeiras, lagoas, rios e piscinas do Médio Piracicaba. No entanto, basta um descuido para transformar momentos de relaxamento e diversão num pesadelo. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar em São Gonçalo do Rio Abaixo, subtenente Anderson Ferreira dos Santos, fala sobre a prevenção aos afogamentos e os cuidados necessários. Na semana passada, dois jovens faleceram ao se afogarem no Rio Piracicaba, altura do bairro Jacuí. Confira:

Quais são os cuidados para quem quer nadar ou mergulhar em piscinas, rios, lagos e cachoeiras?

Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe. Não ultrapasse faixas e placas de avisos. Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas. Procure sempre local onde existe a presença de guarda-vidas, ou o Corpo de Bombeiros. Evite nadar sozinho. Não tome bebida alcoólica. Não se afaste da margem. Não salte de locais elevados para dentro da água. Não deixe as crianças sozinhas. Evite navegar com carga em excesso. Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes guarda-vidas. Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.

Em que circunstâncias não se deve entrar na água?

Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves e beba moderadamente. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio. Não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas. Os Bombeiros e guarda-vidas trabalham para garantir a sua segurança nas praias e locais de banho; porém, se não contarem com a colaboração de todos, muitas pessoas continuarão a morrer afogadas.

O que nunca deve ser feito antes ou durante um mergulho?

Nunca mergulhe em águas desconhecidas. Não salte de locais elevados para dentro da água. 

Quais são os locais de banho a serem evitados no Médio Piracicaba?

Todos os locais para banho, sejam piscinas, rios ou lagoas apresentam o risco de afogamento por se tratar de diversão em meio líquido. Por isso, é sempre bom o banhista seguir as dicas de segurança evitando incidentes. Em nossa região, balneários como o rio Santa Bárbara, cachoeiras e a represa de Peti se destacam pelas ocorrências de afogamentos.

O que fazer caso alguém se afogue?

Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo. Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele. Acate as orientações dos Bombeiros ou dos salva-vidas. Ligue imediatamente para o 193.