Após chuvas e ventos no fim da tarde de ontem (16), João Monlevade ficou cerca de 6h sem energia elétrica. Segundo um balanço parcial da Defesa Civil, mais de 50 árvores caíram pela cidade e obstruíram a BR-381 e a estrada do Forninho. O bairro mais atingido foi o Tanquinho, que sofreu com a queda de postes elétricos e mais de 20 árvores. Os trabalhos de desobstrução da via principal do bairro prosseguem na manhã desta sexta-feira (17).
Uma casa do bairro Promorar teve a cobertura arrancada pelos ventos. Em vários pontos da cidade, o mesmo aconteceu: telhas foram parar nas ruas e placas de publicidade ficaram retorcidas com a ventania. Duas famílias ficaram desabrigadas e recebem atenção da Defesa Civil e Assistência Social. Duas casas também foram interditadas devido aos estragos provocados pelas chuvas. Também houve derrubada de fiação e transformadores de energia estouraram em vários pontos. Telefones fixos, celulares e as emissoras de rádio ficaram mudas e os serviços de internet foram interrompidos.
Segundo leitores, alguns bairros como o Cidade Nova permaneciam sem fornecimento elétrico ainda na manhã desta sexta-feira (17), mesmo após 14h do início do blecaute. O apagão prejudicou o fechamento da edição impressa do Jornal A Notícia, concluída e que será entregue somente hoje, nas bancas e aos assinantes.
Serviço municipal afetado
O serviço de abastecimento de água encontra-se parcialmente comprometido devido à falta de energia elétrica na noite de ontem (16) em toda a cidade na Estação de Tratamento de Água (ETA). Essa interrupção ocasionou a redução na produção e na distribuição de água, o que impacta diversas pessoas na cidade.
De acordo com informações do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), as regiões mais afetadas no momento são os bairros Baú, Vila Tanque, Loanda, Laranjeiras, Tanquinhos, Sion, Paineiras e toda parte alta da região do Cruzeiro Celeste. Para que o sistema se restabeleça, a orientação é que a população racionalize o uso de água e o seu consumo direto.
Ocorrências
Segunda a Prefeitura, devido à falta de energia elétrica e sinal de telefone celular, a Defesa Civil registrou poucas ocorrências em decorrência das chuvas. Equipes estão mobilizadas para atendimento à população e, posteriormente, será possível processar os dados para fornecer uma contagem precisa das ocorrências recebidas.
Trabalhos de limpeza
A Prefeitura informa que os trabalhos programados para esta sexta-feira estão focados na avaliação e limpeza dos locais afetados. Equipes de emergência foram mobilizadas e trabalham desde a noite de ontem (16) para remover destroços, desobstruir vias e realizar trabalhos de limpeza. Além disso, medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar novos incidentes e garantir a segurança da comunidade. A colaboração da população é fundamental para relatar quaisquer emergências adicionais.