A atual onda de calor deve continuar, pelo menos até o próximo domingo (19), em grande parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem registrar as maiores altas do ano nos Estados mais centrais do Brasil - em especial no Sudeste e no Centro-Oeste - até, pelo menos, a quarta-feira (15).
Em João Monlevade, a temperatura chega a 34ºC. Por estar exposto ao sol, um termômetro na avenida Castelo Branco, registrou 47ºC na tarde desta segunda-feira (13).
Conforme o Inmet, que emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” para onda de calor nas 853 cidades de Minas, a semana começa com tempo estável, devido ao predomínio de uma grande massa de ar quente e seco continental. A onda de calor segue sobre grande parte do Brasil e mantém as temperaturas elevadas em todas as regiões mineiras. A segunda-feira também segue com baixos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em todas as regiões do estado.
El Niño
Segundo relatório da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), divulgado na semana passada, o El Niño, fenômeno relacionado ao aumento nas temperaturas notado neste ano, está atingindo o seu pico. As ondas de calor e instabilidades climáticas devem perdurar até maio de 2024. O pior período deve ser neste mês de novembro e janeiro do ano que vem.
A OMM afirma que o El Niño desenvolveu-se rapidamente durante julho e agosto deste ano e atingiu força 'moderada' em setembro. O fenômeno só chegou a uma consistência, de acordo com os registros de temperatura da superfície do mar e outros indicadores, em outubro. Por isso, a expectativa da organização é que ele ainda não tenha atingido o seu maior pico.
(Com informações Estadão Conteúdo)